A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA ALFABETIZAÇÃO
"2023-01-19" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91723 "edicao_id" => 299 "trabalho_id" => 291 "inscrito_id" => 1238 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "O presente trabalho objetiva relatar a importância do ensino da Língua Brasileira de Sinais –Libras, na Alfabetização. Buscamos fazer uma reflexão acerca da possibilidade de aprender a Língua Portuguesa e a Libras, simultaneamente. Para embasar teoricamente essa pesquisa, utilizamos os estudos dos seguintes autores: Vygotsky (2007); Soares (2017); Collelo (2021); Papalia (2010); entre outros. Compreendemos que para que haja a inclusão de crianças surdas dentro da escola regular e interação entre ouvintes e surdos tanto nas instituições de ensino, quanto na sociedade como um todo, é necessário que se promova um ambiente onde a língua possa ser estudada e aprendida em suas as múltiplas dimensões, incluindo a língua de sinais (Libras). Desta forma, o processo de alfabetização precisa ir além do contexto escolar e permitir a transformação social e ressignificação dos sentidos pessoais e coletivos. Nesse ínterim percebe-se que se faz necessário uma parceria entre educador e o intérprete da Língua Brasileira de Sinais, para que juntos possam trabalhar alinhados visando à aprendizagem das crianças. Consideramos que assim, que com a inserção da Língua Brasileira de Sinais no currículo desde os anos iniciais do Ensino Fundamental podemos estar contribuindo não apenas para a inclusão escolar, como também para a construção de uma sociedade justa e inclusiva e com oportunidade para todas as pessoas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Alfabetização e Inclusão" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV180_MD1_ID1238_TB291_03112022213918.pdf" "created_at" => "2022-12-14 14:31:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVANA DE SOUSA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "SILVANA" "autor_email" => "silvanalgl70@gmail.com" "autor_ies" => "PREFEITURA DE CAUCAIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-conbrale" "edicao_nome" => "Anais IV CONBRALE" "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "637bcf65cd2fe_21112022162005.png" "data_publicacao" => "2023-01-19" "edicao_publicada_em" => "2022-11-21 16:20:05" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 91723 "edicao_id" => 299 "trabalho_id" => 291 "inscrito_id" => 1238 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "O presente trabalho objetiva relatar a importância do ensino da Língua Brasileira de Sinais –Libras, na Alfabetização. Buscamos fazer uma reflexão acerca da possibilidade de aprender a Língua Portuguesa e a Libras, simultaneamente. Para embasar teoricamente essa pesquisa, utilizamos os estudos dos seguintes autores: Vygotsky (2007); Soares (2017); Collelo (2021); Papalia (2010); entre outros. Compreendemos que para que haja a inclusão de crianças surdas dentro da escola regular e interação entre ouvintes e surdos tanto nas instituições de ensino, quanto na sociedade como um todo, é necessário que se promova um ambiente onde a língua possa ser estudada e aprendida em suas as múltiplas dimensões, incluindo a língua de sinais (Libras). Desta forma, o processo de alfabetização precisa ir além do contexto escolar e permitir a transformação social e ressignificação dos sentidos pessoais e coletivos. Nesse ínterim percebe-se que se faz necessário uma parceria entre educador e o intérprete da Língua Brasileira de Sinais, para que juntos possam trabalhar alinhados visando à aprendizagem das crianças. Consideramos que assim, que com a inserção da Língua Brasileira de Sinais no currículo desde os anos iniciais do Ensino Fundamental podemos estar contribuindo não apenas para a inclusão escolar, como também para a construção de uma sociedade justa e inclusiva e com oportunidade para todas as pessoas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Alfabetização e Inclusão" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV180_MD1_ID1238_TB291_03112022213918.pdf" "created_at" => "2022-12-14 14:31:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVANA DE SOUSA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "SILVANA" "autor_email" => "silvanalgl70@gmail.com" "autor_ies" => "PREFEITURA DE CAUCAIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-conbrale" "edicao_nome" => "Anais IV CONBRALE" "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "637bcf65cd2fe_21112022162005.png" "data_publicacao" => "2023-01-19" "edicao_publicada_em" => "2022-11-21 16:20:05" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }