O letramento científico está relacionado a compreensão e a capacidade do sujeito de aplicar o conceito científico na perspectiva das vivências cotidianas. Pois, está presente na educação formal como prática emancipatória, permite que os estudantes construam o conhecimento de forma efetiva nos diversos componentes curriculares. De acordo com o relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico de 2017, as competências para o desenvolvimento da criticidade cientifica e tecnológica para o letramento científico está pautado na capacidade de fornecer explicações para fenômenos naturais, identificar questões que podem ser respondidas por investigação cientifica além de interpretar e avaliar dados e evidencias cientificas. Neste sentido o objetivo deste trabalho é relatar uma experiência, sobre letramento científico vivenciada numa escola de ensino de médio integrado a Educação Profissional no interior do Ceará. O percurso metodológico abordado neste artigo ocorreu através da pesquisa bibliográfica exploratóra e analise qualitiativa, para o embasamento teórico em consonância com as práticas exitosas de educação cientifica para os alunos das primeiras séries do ensino médio. Como resultado ocorreu uma culminância desta prática com uma exposição dos projetos de cunho científico, onde foi possível perceber as etapas e a relevância significativa da integração do conhecimento científico para com os objetos de aprendizagem da base comum curricular e profissional. Portanto, o letramento científico se faz necessário e eficaz na produção do conhecimento interdisciplinar integrando os diversos componentes curriculares da educação básica.