O presente relato de experiência pretende abordar vivências em sala a partir da abordagem triangular de Ana Mae Barbosa. O trabalho objetiva descrever e estabelecer relações de uma aula da disciplina de Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Artes, do Curso de Licenciatura em Pedagogia do IFCE campus Canindé, em que a discussão se engloba pelo contextualizar, praticar, apreciar e o planejar como pedagogos em formação. A atividade prática em sala contou com o uso de carvão vegetal, discussão teórica, ritmo, luz e sombra e propostas de plano de aula. A metodologia usa de uma abordagem qualitativa, na qual melhor descreve e relaciona os acontecimentos. A experiência norteou as relações entre fundamentações teóricas, conceitos e técnicas importantes para a construção de uma narrativa de si, uma vez que a arte é uma construção cultural social. Além disso, a abordagem constitui numa proposta a ser desenvolvida pelo educador, com novas formas de aprender e ensinar arte, no intuito de contribuir com a sensibilidade, a intuição, o senso crítico, a imaginação e a percepção dos estudantes.