ABORDAGEM TRIANGULAR NA DISCIPLINA DE ARTES DO CURSO DE PEDAGOGIA: VIVÊNCIAS ENTRE O CONTEXTUALIZAR, PRATICAR, APRECIAR E PLANEJAR
"2023-01-19" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91734 "edicao_id" => 299 "trabalho_id" => 316 "inscrito_id" => 518 "titulo" => "ABORDAGEM TRIANGULAR NA DISCIPLINA DE ARTES DO CURSO DE PEDAGOGIA: VIVÊNCIAS ENTRE O CONTEXTUALIZAR, PRATICAR, APRECIAR E PLANEJAR" "resumo" => "O presente relato de experiência pretende abordar vivências em sala a partir da abordagem triangular de Ana Mae Barbosa. O trabalho objetiva descrever e estabelecer relações de uma aula da disciplina de Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Artes, do Curso de Licenciatura em Pedagogia do IFCE campus Canindé, em que a discussão se engloba pelo contextualizar, praticar, apreciar e o planejar como pedagogos em formação. A atividade prática em sala contou com o uso de carvão vegetal, discussão teórica, ritmo, luz e sombra e propostas de plano de aula. A metodologia usa de uma abordagem qualitativa, na qual melhor descreve e relaciona os acontecimentos. A experiência norteou as relações entre fundamentações teóricas, conceitos e técnicas importantes para a construção de uma narrativa de si, uma vez que a arte é uma construção cultural social. Além disso, a abordagem constitui numa proposta a ser desenvolvida pelo educador, com novas formas de aprender e ensinar arte, no intuito de contribuir com a sensibilidade, a intuição, o senso crítico, a imaginação e a percepção dos estudantes." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 11 - Práxis Pedagógica, Formação de Professores e Mulltiletramentos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV180_MD3_ID518_TB316_05112022012133.pdf" "created_at" => "2022-12-14 14:31:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA VERLÊNIA SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "verlenialima@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-conbrale" "edicao_nome" => "Anais IV CONBRALE" "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "637bcf65cd2fe_21112022162005.png" "data_publicacao" => "2023-01-19" "edicao_publicada_em" => "2022-11-21 16:20:05" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 91734 "edicao_id" => 299 "trabalho_id" => 316 "inscrito_id" => 518 "titulo" => "ABORDAGEM TRIANGULAR NA DISCIPLINA DE ARTES DO CURSO DE PEDAGOGIA: VIVÊNCIAS ENTRE O CONTEXTUALIZAR, PRATICAR, APRECIAR E PLANEJAR" "resumo" => "O presente relato de experiência pretende abordar vivências em sala a partir da abordagem triangular de Ana Mae Barbosa. O trabalho objetiva descrever e estabelecer relações de uma aula da disciplina de Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Artes, do Curso de Licenciatura em Pedagogia do IFCE campus Canindé, em que a discussão se engloba pelo contextualizar, praticar, apreciar e o planejar como pedagogos em formação. A atividade prática em sala contou com o uso de carvão vegetal, discussão teórica, ritmo, luz e sombra e propostas de plano de aula. A metodologia usa de uma abordagem qualitativa, na qual melhor descreve e relaciona os acontecimentos. A experiência norteou as relações entre fundamentações teóricas, conceitos e técnicas importantes para a construção de uma narrativa de si, uma vez que a arte é uma construção cultural social. Além disso, a abordagem constitui numa proposta a ser desenvolvida pelo educador, com novas formas de aprender e ensinar arte, no intuito de contribuir com a sensibilidade, a intuição, o senso crítico, a imaginação e a percepção dos estudantes." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 11 - Práxis Pedagógica, Formação de Professores e Mulltiletramentos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV180_MD3_ID518_TB316_05112022012133.pdf" "created_at" => "2022-12-14 14:31:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA VERLÊNIA SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "verlenialima@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-conbrale" "edicao_nome" => "Anais IV CONBRALE" "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "637bcf65cd2fe_21112022162005.png" "data_publicacao" => "2023-01-19" "edicao_publicada_em" => "2022-11-21 16:20:05" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }