Artigo Anais IV CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

A CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM FEMININA NEGRA EM “ESSA NEGRA FULÔ”, DE JORGE DE LIMA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 19 de janeiro de 2023

Resumo

Tradicionalmente, na sociedade, as mulheres foram (e ainda são) consideradas por muitos como inferiores e, por esta razão, foram (e em muitos casos, continuam sendo) silenciadas e vítimas de preconceito. Em relação à mulher negra, a questão é mais grave. Como aponta Bonnici (2012), ela sofreu/sofre dupla colonização: pelo patriarcado, por ser mulher, e pelos (neo)colonizadores, por ser negra, de sorte que a sua representatividade, inclusive na literatura (brasileira) só se configurou tardiamente, e partindo de parâmetros indesejáveis. Na maioria dos casos, ela foi inserida no texto literário como uma personagem secundária, submissa, cumprindo papéis estereotipados: serviçal, empregada doméstica, entre outros. Além disso, destaca-se a questão da erotização da mulher negra nesse universo literário, principalmente nos séculos XIX e XX. Assim, com base em Bonnici (2007;2012), Reis (1992), Zolin (2010), Dalcastagnè (2008), entre outros, este trabalho visa analisar a representação da mulher negra, tendo como objeto de estudo o poema “Essa negra Fulô” (1947), de Jorge de Lima, uma vez que esta obra apresenta a figura em apreço como escrava, serviçal e erotizada. Nesse cenário, seguindo Cosson (2018), e Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), proporemos uma sequência didática para o terceiro ano do ensino médio, que trará uma reflexão acerca da representaçãp da personagem negra e sua erotização na literatura, partindo do poema citado, estabelecendo um paralelo com a erotização de tal figura em propagandas atuais, visando promover um elo entre a literatura e a realidade da vida prática dos alunos, a fim de torná-los leitores críticos.

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