CARTA DO LEITOR NA SALA DE AULA: INTERTEXTUALIDADE, CRITICIDADE E AUTORIA
"2023-01-19" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91743 "edicao_id" => 299 "trabalho_id" => 344 "inscrito_id" => 1328 "titulo" => "CARTA DO LEITOR NA SALA DE AULA: INTERTEXTUALIDADE, CRITICIDADE E AUTORIA" "resumo" => "A Base Nacional Comum Curricular (MEC, 2017) compreende o componente Língua Portuguesa como o principal vetor de práticas de letramento na educação básica, assumindo a centralidade do texto como unidade de trabalho e o ensino da escrita enquanto espectro de habilidades direcionadas aos multiletramentos (ROJO; BARBOSA, 2015). Tendo como perspectiva central os projetos didáticos de gênero (GUIMARÃES; KERSCH, 2012) e a concepção deste numa perspectiva bakhtiniana (BAKHTIN, 2011), este artigo objetiva o compartilhamento de um projeto de escrita, para os anos finais de Ensino Fundamental, cujo gênero focal (SIGNORINI, 2006) é a carta do leitor. Após a reflexão teórica sobre domínio discursivo, intertextualidade e questões teóricas subjacentes (KLEIMAN, 2010; MARCUSCHI, 2010), bem como a delimitação do que compreende este gênero (BEZERRA, 2010), apresentamos as etapas planejadas, visando à escrita crítica e autônoma dos estudantes, e descrevemos sua realização em coautoria com os educandos (SIMÕES et al., 2012). Tal projeto foi implementado pela autora em turmas de uma escola pública e mostrou-se bastante produtivo, visto ter contribuído para o desenvolvimento das habilidades de escrita dos educandos que o realizaram, a partir do aperfeiçoamento de suas práticas de sustentação argumentativa, da mobilização de recursos coesivos e da autonomia em momentos de revisão e edição de suas produções escritas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Produção Textual em Contexto Escolar" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV180_MD1_ID1328_TB344_07112022213255.pdf" "created_at" => "2022-12-14 14:31:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA AZEVEDO GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "Patrícia Azeved" "autor_email" => "patricia.goncalves87@edu." "autor_ies" => "TEXTO CERTO ASSESSORIA LINGUÍSTICA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-conbrale" "edicao_nome" => "Anais IV CONBRALE" "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "637bcf65cd2fe_21112022162005.png" "data_publicacao" => "2023-01-19" "edicao_publicada_em" => "2022-11-21 16:20:05" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 91743 "edicao_id" => 299 "trabalho_id" => 344 "inscrito_id" => 1328 "titulo" => "CARTA DO LEITOR NA SALA DE AULA: INTERTEXTUALIDADE, CRITICIDADE E AUTORIA" "resumo" => "A Base Nacional Comum Curricular (MEC, 2017) compreende o componente Língua Portuguesa como o principal vetor de práticas de letramento na educação básica, assumindo a centralidade do texto como unidade de trabalho e o ensino da escrita enquanto espectro de habilidades direcionadas aos multiletramentos (ROJO; BARBOSA, 2015). Tendo como perspectiva central os projetos didáticos de gênero (GUIMARÃES; KERSCH, 2012) e a concepção deste numa perspectiva bakhtiniana (BAKHTIN, 2011), este artigo objetiva o compartilhamento de um projeto de escrita, para os anos finais de Ensino Fundamental, cujo gênero focal (SIGNORINI, 2006) é a carta do leitor. Após a reflexão teórica sobre domínio discursivo, intertextualidade e questões teóricas subjacentes (KLEIMAN, 2010; MARCUSCHI, 2010), bem como a delimitação do que compreende este gênero (BEZERRA, 2010), apresentamos as etapas planejadas, visando à escrita crítica e autônoma dos estudantes, e descrevemos sua realização em coautoria com os educandos (SIMÕES et al., 2012). Tal projeto foi implementado pela autora em turmas de uma escola pública e mostrou-se bastante produtivo, visto ter contribuído para o desenvolvimento das habilidades de escrita dos educandos que o realizaram, a partir do aperfeiçoamento de suas práticas de sustentação argumentativa, da mobilização de recursos coesivos e da autonomia em momentos de revisão e edição de suas produções escritas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Produção Textual em Contexto Escolar" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV180_MD1_ID1328_TB344_07112022213255.pdf" "created_at" => "2022-12-14 14:31:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA AZEVEDO GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "Patrícia Azeved" "autor_email" => "patricia.goncalves87@edu." "autor_ies" => "TEXTO CERTO ASSESSORIA LINGUÍSTICA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-conbrale" "edicao_nome" => "Anais IV CONBRALE" "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "637bcf65cd2fe_21112022162005.png" "data_publicacao" => "2023-01-19" "edicao_publicada_em" => "2022-11-21 16:20:05" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }