VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ESPANHOL APROVADOS PELO PNLD 2017
"2023-01-19" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91663 "edicao_id" => 299 "trabalho_id" => 97 "inscrito_id" => 893 "titulo" => "VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ESPANHOL APROVADOS PELO PNLD 2017" "resumo" => "O presente trabalho propõe-se a analisar o tratamento dado ao conteúdo variação linguística nas unidades didáticas e nas orientações teórico-metodológicas dos LD que compõem nosso corpus, a partir das reflexões sobre o ensino da variação linguística empreendidas por sociolinguistas hispânicos e brasileiros, como Lipski (1996), Bortoni-Ricardo (2004, 2005), Silva-Corvalán (2001), Andión Herrero (2013, 2019), Faraco (2008), Pontes (2014), Pereira, Pontes e Souza (2016), Calderón Campos (2010) e Bagno (2003, 2007). Para tal, propomos as seguintes questões: a) em que medida a variação linguística da língua espanhola é contemplada no manual do professor das coleções que compõem nosso corpus? b) em que medida a abordagem dada à variação linguística nos LD analisados contribui para o desenvolvimento de uma pedagogia da variação no ensino de espanhol para brasileiros? Quanto ao corpus, analisamos as coleções: Entre Líneas, Por el mundo en español e Cercanía. Do ponto de vista metodológico, fizemos uma pesquisa documental de abordagem qualitativa. Os resultados apontam que os LD de ELE produzidos e editados no Brasil por autores brasileiros abordam os fenômenos variáveis da língua espanhola de um modo que pouco contribui para o desenvolvimento de uma pedagogia da variação, pois evidenciamos uma predominância do trabalho pedagógico, das coleções sob análise, com as variantes linguísticas próprias da norma-padrão madrilenha e para a ausência de suporte didático sobre o ensino da variação linguística nas orientações teórico-metodológicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 26 - Língua Espanhola, Literaturas e Linguagens" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV180_MD1_ID893_TB97_26092022085925.pdf" "created_at" => "2022-12-14 14:31:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA ALMEIDA FREITAS" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "adnandafreitas@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-conbrale" "edicao_nome" => "Anais IV CONBRALE" "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "637bcf65cd2fe_21112022162005.png" "data_publicacao" => "2023-01-19" "edicao_publicada_em" => "2022-11-21 16:20:05" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 91663 "edicao_id" => 299 "trabalho_id" => 97 "inscrito_id" => 893 "titulo" => "VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ESPANHOL APROVADOS PELO PNLD 2017" "resumo" => "O presente trabalho propõe-se a analisar o tratamento dado ao conteúdo variação linguística nas unidades didáticas e nas orientações teórico-metodológicas dos LD que compõem nosso corpus, a partir das reflexões sobre o ensino da variação linguística empreendidas por sociolinguistas hispânicos e brasileiros, como Lipski (1996), Bortoni-Ricardo (2004, 2005), Silva-Corvalán (2001), Andión Herrero (2013, 2019), Faraco (2008), Pontes (2014), Pereira, Pontes e Souza (2016), Calderón Campos (2010) e Bagno (2003, 2007). Para tal, propomos as seguintes questões: a) em que medida a variação linguística da língua espanhola é contemplada no manual do professor das coleções que compõem nosso corpus? b) em que medida a abordagem dada à variação linguística nos LD analisados contribui para o desenvolvimento de uma pedagogia da variação no ensino de espanhol para brasileiros? Quanto ao corpus, analisamos as coleções: Entre Líneas, Por el mundo en español e Cercanía. Do ponto de vista metodológico, fizemos uma pesquisa documental de abordagem qualitativa. Os resultados apontam que os LD de ELE produzidos e editados no Brasil por autores brasileiros abordam os fenômenos variáveis da língua espanhola de um modo que pouco contribui para o desenvolvimento de uma pedagogia da variação, pois evidenciamos uma predominância do trabalho pedagógico, das coleções sob análise, com as variantes linguísticas próprias da norma-padrão madrilenha e para a ausência de suporte didático sobre o ensino da variação linguística nas orientações teórico-metodológicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 26 - Língua Espanhola, Literaturas e Linguagens" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV180_MD1_ID893_TB97_26092022085925.pdf" "created_at" => "2022-12-14 14:31:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA ALMEIDA FREITAS" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "adnandafreitas@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-conbrale" "edicao_nome" => "Anais IV CONBRALE" "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "637bcf65cd2fe_21112022162005.png" "data_publicacao" => "2023-01-19" "edicao_publicada_em" => "2022-11-21 16:20:05" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }