As mudanças ocorridas nas últimas décadas instigam o modelo educacional a também se adaptar e se transformar. Nesse artigo apresentamos uma experiência formativa que ocorreu no município de Castanhal, onde apresentamos o uso das Metodologias Ativas nas aulas de matemática no Fundamental I. Este trabalho tem por objetivo apresentar e discutir métodos ativos de ensino conhecidos ou utilizados pelos professores, promovendo a compreensão de que tais práticas podem promover de fato a concepção dos conceitos matemáticos. A pesquisa fundamenta-se em argumentos de autores como Valente et al (2017) e Moran (2017) a respeito das Metodologias Ativas, Imbernón (2009, 2011) e Schön (2000) com as considerações sobre a formação do professor, Tardif (2002) e sobre os saberes da docência. As atividades desenvolvidas, no contexto do encontro formativo, foram, textos científicos, desafios matemáticos, criação coletiva de plano de ação, uso de recursos e jogos didáticos. Como resultados principais, observa-se poucas exemplificações de metodologias ativas na prática dos professores, mas o interesse pela inserção delas no planejamento, se destacando a Aprendizagem baseada em problemas, a Aprendizagem baseada em projetos, a Gamificação e a Sala de Aula Invertida. A coleta dos dados se deu através das falas dos professores registradas no diário de bordo, resolução de tarefas matemáticas e do plano de ação construído em grupos. A partir da análise dos dados foi possível apontar como as metodologias ativas podem contribuir para o exercício da interdisciplinaridade, do pensamento crítico, da autonomia e da resolução de problemas. A pesquisa com os docentes demonstrou que poucos têm conhecimento pleno sobre a temática, contudo, a grande maioria demonstra interesse em ampliar tais conhecimentos e utiliza-los em sua prática.