Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS METODOLOGIAS ATIVAS PARA A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90037
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3424
    "inscrito_id" => 9882
    "titulo" => "AS METODOLOGIAS ATIVAS PARA A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I"
    "resumo" => "As mudanças ocorridas nas últimas décadas instigam o modelo educacional a também se adaptar e se transformar. Nesse artigo apresentamos uma experiência formativa que ocorreu no município de Castanhal, onde apresentamos o uso das Metodologias Ativas nas aulas de matemática no Fundamental I. Este trabalho tem por objetivo apresentar e discutir métodos ativos de ensino conhecidos ou utilizados pelos professores, promovendo a compreensão de que tais práticas podem promover de fato a concepção dos conceitos matemáticos. A pesquisa fundamenta-se em argumentos de autores como Valente et al (2017) e Moran (2017) a respeito das Metodologias Ativas, Imbernón (2009, 2011) e Schön (2000) com as considerações sobre a formação do professor, Tardif (2002) e sobre os saberes da docência. As atividades desenvolvidas, no contexto do encontro formativo, foram, textos científicos, desafios matemáticos, criação coletiva de plano de ação, uso de recursos e jogos didáticos. Como resultados principais, observa-se poucas exemplificações de metodologias ativas na prática dos professores, mas o interesse pela inserção delas no planejamento, se destacando a Aprendizagem baseada em problemas, a Aprendizagem baseada em projetos, a Gamificação e a Sala de Aula Invertida. A coleta dos dados se deu através das falas dos professores registradas no diário de bordo, resolução de tarefas matemáticas e do plano de ação construído em grupos. A partir da análise dos dados foi possível apontar como as metodologias ativas podem contribuir para o exercício da interdisciplinaridade, do pensamento crítico, da autonomia e da resolução de problemas. A pesquisa com os docentes demonstrou que poucos têm conhecimento pleno sobre a temática, contudo, a grande maioria demonstra interesse em ampliar tais conhecimentos e utiliza-los em sua prática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9882_TB3424_10082022224026.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RIZALDO DA SILVA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "RIZALDO PEREIRA"
    "autor_email" => "rizaldoiemci@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90037
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3424
    "inscrito_id" => 9882
    "titulo" => "AS METODOLOGIAS ATIVAS PARA A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I"
    "resumo" => "As mudanças ocorridas nas últimas décadas instigam o modelo educacional a também se adaptar e se transformar. Nesse artigo apresentamos uma experiência formativa que ocorreu no município de Castanhal, onde apresentamos o uso das Metodologias Ativas nas aulas de matemática no Fundamental I. Este trabalho tem por objetivo apresentar e discutir métodos ativos de ensino conhecidos ou utilizados pelos professores, promovendo a compreensão de que tais práticas podem promover de fato a concepção dos conceitos matemáticos. A pesquisa fundamenta-se em argumentos de autores como Valente et al (2017) e Moran (2017) a respeito das Metodologias Ativas, Imbernón (2009, 2011) e Schön (2000) com as considerações sobre a formação do professor, Tardif (2002) e sobre os saberes da docência. As atividades desenvolvidas, no contexto do encontro formativo, foram, textos científicos, desafios matemáticos, criação coletiva de plano de ação, uso de recursos e jogos didáticos. Como resultados principais, observa-se poucas exemplificações de metodologias ativas na prática dos professores, mas o interesse pela inserção delas no planejamento, se destacando a Aprendizagem baseada em problemas, a Aprendizagem baseada em projetos, a Gamificação e a Sala de Aula Invertida. A coleta dos dados se deu através das falas dos professores registradas no diário de bordo, resolução de tarefas matemáticas e do plano de ação construído em grupos. A partir da análise dos dados foi possível apontar como as metodologias ativas podem contribuir para o exercício da interdisciplinaridade, do pensamento crítico, da autonomia e da resolução de problemas. A pesquisa com os docentes demonstrou que poucos têm conhecimento pleno sobre a temática, contudo, a grande maioria demonstra interesse em ampliar tais conhecimentos e utiliza-los em sua prática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9882_TB3424_10082022224026.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RIZALDO DA SILVA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "RIZALDO PEREIRA"
    "autor_email" => "rizaldoiemci@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

As mudanças ocorridas nas últimas décadas instigam o modelo educacional a também se adaptar e se transformar. Nesse artigo apresentamos uma experiência formativa que ocorreu no município de Castanhal, onde apresentamos o uso das Metodologias Ativas nas aulas de matemática no Fundamental I. Este trabalho tem por objetivo apresentar e discutir métodos ativos de ensino conhecidos ou utilizados pelos professores, promovendo a compreensão de que tais práticas podem promover de fato a concepção dos conceitos matemáticos. A pesquisa fundamenta-se em argumentos de autores como Valente et al (2017) e Moran (2017) a respeito das Metodologias Ativas, Imbernón (2009, 2011) e Schön (2000) com as considerações sobre a formação do professor, Tardif (2002) e sobre os saberes da docência. As atividades desenvolvidas, no contexto do encontro formativo, foram, textos científicos, desafios matemáticos, criação coletiva de plano de ação, uso de recursos e jogos didáticos. Como resultados principais, observa-se poucas exemplificações de metodologias ativas na prática dos professores, mas o interesse pela inserção delas no planejamento, se destacando a Aprendizagem baseada em problemas, a Aprendizagem baseada em projetos, a Gamificação e a Sala de Aula Invertida. A coleta dos dados se deu através das falas dos professores registradas no diário de bordo, resolução de tarefas matemáticas e do plano de ação construído em grupos. A partir da análise dos dados foi possível apontar como as metodologias ativas podem contribuir para o exercício da interdisciplinaridade, do pensamento crítico, da autonomia e da resolução de problemas. A pesquisa com os docentes demonstrou que poucos têm conhecimento pleno sobre a temática, contudo, a grande maioria demonstra interesse em ampliar tais conhecimentos e utiliza-los em sua prática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.