Este trabalho é um recorte dos principais achados de uma pesquisa realizada no município de Goianésia do Para/PA envolvendo cinco professoras, ambas com formação superior em pedagogia atuantes na Educação Infantil em duas realidades educativas, uma pública e outra particular. O mesmo teve como objetivo, registrar e analisar as contribuições da Literatura Infantil para o desenvolvimento cognitivo e formação leitora da criança na Educação Infantil. A pesquisa discutiu a Literatura Infantil como uma importante ferramenta do processo de aprendizagem, enfatizando o surgimento e os conceitos correlacionados, que o auxílio do professor é essencial para que a Literatura Infantil seja bem trabalhada na escola, por acreditar que ela tem um papel fundamental na formação leitora da criança, proporcionando-lhe oportunidade de desenvolver sua imaginação e criatividade de forma significativa. Tal produção se embasa teoricamente em autores como Coelho (1991 e 1985); Zilberman (1985, 1995, 1997 e 2012); Rego (1995); Lajolo (1977) e Freire (1985). Sua dimensão teórica-metodológica se sustenta numa abordagem de caráter qualitativo conforme Lakatos e Marconi (2010) do tipo bibliográfica e de campo, com coleta de dados através de um questionário com 4 questões de múltipla escolha e uma questão aberta respondida pelas professoras de Educação Infantil. Na análise dos resultados conclui-se que a escola, na figura das professoras de Educação Infantil têm desenvolvido trabalhos enfocando a Literatura Infantil, é necessária uma rotina nas práticas e dinâmicas na sala de aula, amplia o vocabulário das crianças, desenvolve o aspecto afetivo, permite uma melhor socialização, reconhecendo que a mesma contribui para o desenvolvimento social-cognitivo e a formação de leitores críticos e independentes.