A ESSENCIALIDADE DA LITERATURA INFANTIL PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90286 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3871 "inscrito_id" => 11114 "titulo" => "A ESSENCIALIDADE DA LITERATURA INFANTIL PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES" "resumo" => "Este trabalho é um recorte dos principais achados de uma pesquisa realizada no município de Goianésia do Para/PA envolvendo cinco professoras, ambas com formação superior em pedagogia atuantes na Educação Infantil em duas realidades educativas, uma pública e outra particular. O mesmo teve como objetivo, registrar e analisar as contribuições da Literatura Infantil para o desenvolvimento cognitivo e formação leitora da criança na Educação Infantil. A pesquisa discutiu a Literatura Infantil como uma importante ferramenta do processo de aprendizagem, enfatizando o surgimento e os conceitos correlacionados, que o auxílio do professor é essencial para que a Literatura Infantil seja bem trabalhada na escola, por acreditar que ela tem um papel fundamental na formação leitora da criança, proporcionando-lhe oportunidade de desenvolver sua imaginação e criatividade de forma significativa. Tal produção se embasa teoricamente em autores como Coelho (1991 e 1985); Zilberman (1985, 1995, 1997 e 2012); Rego (1995); Lajolo (1977) e Freire (1985). Sua dimensão teórica-metodológica se sustenta numa abordagem de caráter qualitativo conforme Lakatos e Marconi (2010) do tipo bibliográfica e de campo, com coleta de dados através de um questionário com 4 questões de múltipla escolha e uma questão aberta respondida pelas professoras de Educação Infantil. Na análise dos resultados conclui-se que a escola, na figura das professoras de Educação Infantil têm desenvolvido trabalhos enfocando a Literatura Infantil, é necessária uma rotina nas práticas e dinâmicas na sala de aula, amplia o vocabulário das crianças, desenvolve o aspecto afetivo, permite uma melhor socialização, reconhecendo que a mesma contribui para o desenvolvimento social-cognitivo e a formação de leitores críticos e independentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID11114_TB3871_23082022095353.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LINDOMAR PEREIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "LINDOMAR" "autor_email" => "klindomar@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90286 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3871 "inscrito_id" => 11114 "titulo" => "A ESSENCIALIDADE DA LITERATURA INFANTIL PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES" "resumo" => "Este trabalho é um recorte dos principais achados de uma pesquisa realizada no município de Goianésia do Para/PA envolvendo cinco professoras, ambas com formação superior em pedagogia atuantes na Educação Infantil em duas realidades educativas, uma pública e outra particular. O mesmo teve como objetivo, registrar e analisar as contribuições da Literatura Infantil para o desenvolvimento cognitivo e formação leitora da criança na Educação Infantil. A pesquisa discutiu a Literatura Infantil como uma importante ferramenta do processo de aprendizagem, enfatizando o surgimento e os conceitos correlacionados, que o auxílio do professor é essencial para que a Literatura Infantil seja bem trabalhada na escola, por acreditar que ela tem um papel fundamental na formação leitora da criança, proporcionando-lhe oportunidade de desenvolver sua imaginação e criatividade de forma significativa. Tal produção se embasa teoricamente em autores como Coelho (1991 e 1985); Zilberman (1985, 1995, 1997 e 2012); Rego (1995); Lajolo (1977) e Freire (1985). Sua dimensão teórica-metodológica se sustenta numa abordagem de caráter qualitativo conforme Lakatos e Marconi (2010) do tipo bibliográfica e de campo, com coleta de dados através de um questionário com 4 questões de múltipla escolha e uma questão aberta respondida pelas professoras de Educação Infantil. Na análise dos resultados conclui-se que a escola, na figura das professoras de Educação Infantil têm desenvolvido trabalhos enfocando a Literatura Infantil, é necessária uma rotina nas práticas e dinâmicas na sala de aula, amplia o vocabulário das crianças, desenvolve o aspecto afetivo, permite uma melhor socialização, reconhecendo que a mesma contribui para o desenvolvimento social-cognitivo e a formação de leitores críticos e independentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID11114_TB3871_23082022095353.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LINDOMAR PEREIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "LINDOMAR" "autor_email" => "klindomar@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }