Com o fechamento das escolas por dois anos, estudantes e educadores vivenciaram experiências completamente novas e inesperadas. Estratégias de ensino remoto foram utilizadas, mas nem todos conseguiram ter acesso à educação. Mesmo com aquelas e aqueles que tiveram aulas remotas, o aprendizado não se deu de maneira linear. Inseguranças, medo de contrair a doença e perdas financeiras, atingiram diferentes famílias, afetando, sobretudo, as crianças mais pobres e, claro, impactando a aprendizagem delas e deles. Neste período de retomada das aulas presenciais, é necessário que gestores escolares e secretarias de ensino somem esforços para garantir a retomada do aprendizado. Este artigo é uma analise de como se encontra a aprendizagem dos alunos e os desafios que os professores estão enfrentados para atender, recuperar aquilo que não foi corretamente aprendido. Grande parte dos estudantes sequer aprendeu os conteúdos previstos para os anos de 2020 e 2021. A situação é emergencial e requer uma ação rápida, com estratégias para, mais do que recuperar, potencializar a aprendizagem dos estudantes. Tendo como objetivo estudar e analisar a situação de uma determinada escola do Estado da Paraíba de como está o aproveitamento dos alunos das 3ª séries do Ensino Médio os conhecimentos adquiridos pelos alunos mediados pelas aulas no formato remoto. A pesquisa tem uma abordagem pedagógica qualitativa e quantitativa com características bibliográficas. O referencial teórico é baseado textos e artigos que versam sobre o assunto fazendo uma abordagem nos usos das tecnologias como influenciadoras do processo ensino aprendizagem além de demonstrar através dos resultados obtidos como está aprendizagem dos alunos no componente curricular de matemática, para isso foram feito questionamentos tanto para alunos como professores da referida escola e de inicio detectar como está o conhecimento dos alunos.