Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EJA — DO ANALFABETISMO AO ANALFABETISMO LETRADO

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente artigo resume as considerações que tem por base a experiência profissional do autor com licenciatura no ensino médio regular e na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA); também fundamentado na literatura afim entre legislação, pareceres do Ministério da Educação do Brasil, anuário analítico e artigo científico. Apresenta uma reflexão acerca da locação dessa modalidade prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), consoante a conjuntura de ostentação dos dados absolutos na redução da evasão escolar e da suposta redução no tempo distendido para a escolarização integral, em detrimento do refletir desses valores na qualidade do ensino, da precária aprendizagem naqueles sujeitos dessa modalidade. Discorre uma análise dos preceitos e fundamentos insertos na legislação para estruturação e oferta da EJA e sobre a presença do Estado com política pública no atendimento a esta demanda. O título do artigo, então, “EJA — do analfabetismo ao analfabetismo letrado”, expressa a problemática e a conclusão da análise. Mas é necessário dizer que, diante da constatação de jovens adultos egressos da EJA desprovidos das competências necessárias para progredir em estudos posteriores que os coloquem em uma universidade, conclui-se que é necessário se repensar uma reestruturação da EJA para, de fato, atender ao artigo 2º da LDBEN, ou seja, o “pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

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