Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIDÁTICA E FUNÇÃO DA IMAGEM: UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE O ENSINO E A ARTE CONTEMPORÂNEA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88284
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 449
    "inscrito_id" => 11566
    "titulo" => "DIDÁTICA E FUNÇÃO DA IMAGEM: UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE O ENSINO E A ARTE CONTEMPORÂNEA"
    "resumo" => "Este trabalho propõe uma interlocução entre Didática e arte contemporânea brasileira. A configuração moderna de Didática, estabelecida por Comenius no século VII, atribuí um caráter meramente explicativo e ilustrativo para as imagens, usualmente trabalhado na educação. A Didática utiliza imagens como recurso explicativo e facilitador do processo de ensino. As imagens produzidas pela arte contemporânea promovem uma expansão da compreensão do mundo, sem com isso tornarem o espectador refém de uma lógica explicativa. Essa aproximação entre Didática e a autonomia das imagens estimularia outros possíveis usos das imagens no campo do ensino. Tal interlocução da Didática com a arte em torno do papel ou função da imagem, seria algo bastante frutífero para o aprimoramento de perspectivas relativas aos processos de ensino no campo da Didática, especialmente na formação de professores de artes. Posto isso, a questão central a ser trabalhada neste projeto consiste na seguinte proposição: de que modo a Didática poderia abarcar em seu processo de ensino outros usos e funções para as imagens distintos do modelo lógico-explicativo? Em direção as possíveis respostas, podemos recorrer ao conceito artístico de impregnação em Cildo Meireles emprestando para a educação. Ao invés de anunciar verdades ao espectador, inventar situações ou ainda produzir experiências inéditas mediadas e estimuladas pela arte. Lançaremos mão de uma orientação metodológica do tipo qualitativa, interessada em analisar o objeto imagem dentro do campo da Didática, mas aberto às contribuições da imagem-arte, incorporando naquela elementos imagéticos não necessariamente reféns da objetividade, clareza e obviedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID11566_TB449_09092022194844.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIEL FIGUEIRAS ALVES"
    "autor_nome_curto" => "DANIEL"
    "autor_email" => "danielfigalves@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88284
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 449
    "inscrito_id" => 11566
    "titulo" => "DIDÁTICA E FUNÇÃO DA IMAGEM: UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE O ENSINO E A ARTE CONTEMPORÂNEA"
    "resumo" => "Este trabalho propõe uma interlocução entre Didática e arte contemporânea brasileira. A configuração moderna de Didática, estabelecida por Comenius no século VII, atribuí um caráter meramente explicativo e ilustrativo para as imagens, usualmente trabalhado na educação. A Didática utiliza imagens como recurso explicativo e facilitador do processo de ensino. As imagens produzidas pela arte contemporânea promovem uma expansão da compreensão do mundo, sem com isso tornarem o espectador refém de uma lógica explicativa. Essa aproximação entre Didática e a autonomia das imagens estimularia outros possíveis usos das imagens no campo do ensino. Tal interlocução da Didática com a arte em torno do papel ou função da imagem, seria algo bastante frutífero para o aprimoramento de perspectivas relativas aos processos de ensino no campo da Didática, especialmente na formação de professores de artes. Posto isso, a questão central a ser trabalhada neste projeto consiste na seguinte proposição: de que modo a Didática poderia abarcar em seu processo de ensino outros usos e funções para as imagens distintos do modelo lógico-explicativo? Em direção as possíveis respostas, podemos recorrer ao conceito artístico de impregnação em Cildo Meireles emprestando para a educação. Ao invés de anunciar verdades ao espectador, inventar situações ou ainda produzir experiências inéditas mediadas e estimuladas pela arte. Lançaremos mão de uma orientação metodológica do tipo qualitativa, interessada em analisar o objeto imagem dentro do campo da Didática, mas aberto às contribuições da imagem-arte, incorporando naquela elementos imagéticos não necessariamente reféns da objetividade, clareza e obviedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID11566_TB449_09092022194844.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIEL FIGUEIRAS ALVES"
    "autor_nome_curto" => "DANIEL"
    "autor_email" => "danielfigalves@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este trabalho propõe uma interlocução entre Didática e arte contemporânea brasileira. A configuração moderna de Didática, estabelecida por Comenius no século VII, atribuí um caráter meramente explicativo e ilustrativo para as imagens, usualmente trabalhado na educação. A Didática utiliza imagens como recurso explicativo e facilitador do processo de ensino. As imagens produzidas pela arte contemporânea promovem uma expansão da compreensão do mundo, sem com isso tornarem o espectador refém de uma lógica explicativa. Essa aproximação entre Didática e a autonomia das imagens estimularia outros possíveis usos das imagens no campo do ensino. Tal interlocução da Didática com a arte em torno do papel ou função da imagem, seria algo bastante frutífero para o aprimoramento de perspectivas relativas aos processos de ensino no campo da Didática, especialmente na formação de professores de artes. Posto isso, a questão central a ser trabalhada neste projeto consiste na seguinte proposição: de que modo a Didática poderia abarcar em seu processo de ensino outros usos e funções para as imagens distintos do modelo lógico-explicativo? Em direção as possíveis respostas, podemos recorrer ao conceito artístico de impregnação em Cildo Meireles emprestando para a educação. Ao invés de anunciar verdades ao espectador, inventar situações ou ainda produzir experiências inéditas mediadas e estimuladas pela arte. Lançaremos mão de uma orientação metodológica do tipo qualitativa, interessada em analisar o objeto imagem dentro do campo da Didática, mas aberto às contribuições da imagem-arte, incorporando naquela elementos imagéticos não necessariamente reféns da objetividade, clareza e obviedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.