Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89499
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2795
    "inscrito_id" => 15020
    "titulo" => "ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Na Educação Infantil desenvolvem-se habilidades e competências essenciais para a continuidade do ensino e que favorecem a aplicação dos conhecimentos nos demais contextos. Contudo, pode muitas vezes não ter a sua significação aparente, sendo analisada como uma etapa desnecessária, sem finalidade pedagógica, ou somente como um preparo para as etapas seguintes. Diante disso, precisa-se reconhecer a relação entre os aspectos físicos, afetivos, sociais, emocionais e cognitivos, de modo que a criança sinta segurança, estabeleça vínculos, e, assim, seja atribuída intencionalidade às suas vivências escolares. Portanto, o presente artigo pretende analisar a organização do tempo, do espaço e da rotina professor-criança, criança-criança, e o vínculo família-escola, como meios para o desenvolvimento psicossocial da criança e de sua autonomia. Pautou-se em estudos bibliográficos, acerca das perspectivas de autores como COLLARES (2003), CUNHA (2010) NAVARRO & PRODÓCIMO (2012) e FILGUEIRAS (2010), que discutem, respectivamente, a respeito da criança como o centro da construção das suas experiências, da afetividade, da ludicidade, e dos espaços, como instrumentos pedagógicos. Evidencia-se que, apesar do reconhecimento legal e dos estudos realizados acerca do valor da Educação Infantil e de sua imprescindibilidade para o desenvolvimento, opiniões que a anulam e menosprezam as atividades realizadas com as crianças nessa etapa, continuam a se fazer presente, a exemplo disso, as brincadeiras, que não são reconhecidas como uma forma de aprendizagem e interpretação dos acontecimentos. Na Educação Infantil, a criança tem o seu primeiro contato para além do círculo familiar, portanto, a todo momento as crianças convivem e socializam com os seus pares, a cada instante se reconhecem regras, se instiga o respeito e demonstra-se a liberdade, e a criança analisa o seu comportamento, construindo-o para o mundo real."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15020_TB2795_01122022024550.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IVANY STEFFANY BRITO DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "Ivany"
    "autor_email" => "ivanynascimento.201900018"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89499
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2795
    "inscrito_id" => 15020
    "titulo" => "ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Na Educação Infantil desenvolvem-se habilidades e competências essenciais para a continuidade do ensino e que favorecem a aplicação dos conhecimentos nos demais contextos. Contudo, pode muitas vezes não ter a sua significação aparente, sendo analisada como uma etapa desnecessária, sem finalidade pedagógica, ou somente como um preparo para as etapas seguintes. Diante disso, precisa-se reconhecer a relação entre os aspectos físicos, afetivos, sociais, emocionais e cognitivos, de modo que a criança sinta segurança, estabeleça vínculos, e, assim, seja atribuída intencionalidade às suas vivências escolares. Portanto, o presente artigo pretende analisar a organização do tempo, do espaço e da rotina professor-criança, criança-criança, e o vínculo família-escola, como meios para o desenvolvimento psicossocial da criança e de sua autonomia. Pautou-se em estudos bibliográficos, acerca das perspectivas de autores como COLLARES (2003), CUNHA (2010) NAVARRO & PRODÓCIMO (2012) e FILGUEIRAS (2010), que discutem, respectivamente, a respeito da criança como o centro da construção das suas experiências, da afetividade, da ludicidade, e dos espaços, como instrumentos pedagógicos. Evidencia-se que, apesar do reconhecimento legal e dos estudos realizados acerca do valor da Educação Infantil e de sua imprescindibilidade para o desenvolvimento, opiniões que a anulam e menosprezam as atividades realizadas com as crianças nessa etapa, continuam a se fazer presente, a exemplo disso, as brincadeiras, que não são reconhecidas como uma forma de aprendizagem e interpretação dos acontecimentos. Na Educação Infantil, a criança tem o seu primeiro contato para além do círculo familiar, portanto, a todo momento as crianças convivem e socializam com os seus pares, a cada instante se reconhecem regras, se instiga o respeito e demonstra-se a liberdade, e a criança analisa o seu comportamento, construindo-o para o mundo real."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15020_TB2795_01122022024550.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IVANY STEFFANY BRITO DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "Ivany"
    "autor_email" => "ivanynascimento.201900018"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Na Educação Infantil desenvolvem-se habilidades e competências essenciais para a continuidade do ensino e que favorecem a aplicação dos conhecimentos nos demais contextos. Contudo, pode muitas vezes não ter a sua significação aparente, sendo analisada como uma etapa desnecessária, sem finalidade pedagógica, ou somente como um preparo para as etapas seguintes. Diante disso, precisa-se reconhecer a relação entre os aspectos físicos, afetivos, sociais, emocionais e cognitivos, de modo que a criança sinta segurança, estabeleça vínculos, e, assim, seja atribuída intencionalidade às suas vivências escolares. Portanto, o presente artigo pretende analisar a organização do tempo, do espaço e da rotina professor-criança, criança-criança, e o vínculo família-escola, como meios para o desenvolvimento psicossocial da criança e de sua autonomia. Pautou-se em estudos bibliográficos, acerca das perspectivas de autores como COLLARES (2003), CUNHA (2010) NAVARRO & PRODÓCIMO (2012) e FILGUEIRAS (2010), que discutem, respectivamente, a respeito da criança como o centro da construção das suas experiências, da afetividade, da ludicidade, e dos espaços, como instrumentos pedagógicos. Evidencia-se que, apesar do reconhecimento legal e dos estudos realizados acerca do valor da Educação Infantil e de sua imprescindibilidade para o desenvolvimento, opiniões que a anulam e menosprezam as atividades realizadas com as crianças nessa etapa, continuam a se fazer presente, a exemplo disso, as brincadeiras, que não são reconhecidas como uma forma de aprendizagem e interpretação dos acontecimentos. Na Educação Infantil, a criança tem o seu primeiro contato para além do círculo familiar, portanto, a todo momento as crianças convivem e socializam com os seus pares, a cada instante se reconhecem regras, se instiga o respeito e demonstra-se a liberdade, e a criança analisa o seu comportamento, construindo-o para o mundo real.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.