A presente pesquisa tem como tema central: As metodologias utilizadas no processo da avaliação da aprendizagem do aluno surdo, está pesquisa é de cunho bibliográfico, baseado em renomeados autores da área como por exemplo: Gil, Hoffmann, Tardif, Vasconcelos, entre outros. A pergunta geral da pesquisa é quais as metodologias utilizadas no processo da avaliação do aluno surdo? E como problema especifico quais os instrumentos utilizados no processo de ensino aprendizagem para que ocorra uma avaliação da aprendizagem do aluno surdo? E quais as metodologias utilizadas no processo de avaliação do aluno surdo? Para responder esses questionamentos, traçou-se como objetivo geral analisar as metodologias utilizadas no processo da avaliação da aprendizagem do aluno surdo e como específico conhecer os instrumentos utilizados no processo de ensino aprendizagem para que ocorra uma avaliação da aprendizagem do aluno surdo e citar as metodologias utilizadas no processo de avaliação do discente com surdez. Mediante a pesquisa observou-se a necessidade de uma avaliação inclusiva para que o discente com surdez tenha êxito no seu processo avaliativo.