O presente artigo visa apresentar um relato de experiência desenvolvido em um projeto de extensão, cujo objetivo refere-se ao aprendizado da leitura e escrita de crianças em fase de alfabetização de escolas públicas do município de Pará de Minas. O projeto intitulado Alfaletria: alfabetizar com alegria, foi motivado pelas obras teóricas de Soares (2020), Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever e também pela obra de Morais (2019), Consciência fonológica na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização. Tem como objetivo colocar em prática as teorias apresentadas nas obras citadas para estimular e auxiliar às crianças no desenvolvimento da alfabetização. O projeto teve início em março de 2022 e atende 50 crianças. A metodologia que utilizamos parte do princípio da psicogênese da língua escrita, a partir das hipóteses de escrita apresentadas pelas crianças foram organizadas as trilhas de aprendizagens de acordo com cada fase de hipótese de escrita e, por meio dessa organização as crianças recebem estímulos mais adequados para cada fase, buscando avançar o conhecimento das letras e o desenvolvimento da consciência fonológica. Espera-se ao final do projeto, previsto para dezembro de 2022 que todas as crianças estejam alfabetizadas, no nível de escrita alfabético-ortográfico, e ao longo do desenvolvimento do projeto são diagnosticadas mensalmente com intuito de acompanhar o desenvolvimento e adequar aos estímulos conforme sua evolução nas fases de hipótese de escrita.