Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ELETIVA DE TEATRO NA ESCOLA DE ENSINO INTEGRAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88250
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 408
    "inscrito_id" => 12454
    "titulo" => "ELETIVA DE TEATRO NA ESCOLA DE ENSINO INTEGRAL"
    "resumo" => "A Educação Integral corresponde a uma garantia do desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural e se constituir como projeto coletivo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e comunidades locais. Em Alagoas houve uma ampliação em instituições de tempo integral, existem uma série de atividades complementares, entre elas, são as eletivas. A flexibilização curricular é uma das principais características do modelo pedagógico do Programa Alagoano de Ensino Integral. Seu incentivo permanente possibilita que cada Unidade de Ensino assuma um currículo diferenciado que faça sentido para seus estudantes e dialogue com o seu território. Partindo dessa perspectiva a Oferta Eletiva emerge na garantia da inclusão de componentes que atendam às necessidades e interesses dos estudantes, ultrapassando limitedosconteúdosjáinstitucionalizadosnoscomponentescurricularese áreas do conhecimento. Na Escola Estadual Graciliano Ramos (2020), a eletiva de Teatro buscou responder a seguinte questão, os alunos participantes conseguem compreender todo processo artístico/teatral vivenciando os elementos cênicos? A proposta apontou como resultados a participação cênica e principalmente a criação, produção e roteirização de novas histórias."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID12454_TB408_13072022162055.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON GOMES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON GOMES"
    "autor_email" => "anderson_pedagogia@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88250
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 408
    "inscrito_id" => 12454
    "titulo" => "ELETIVA DE TEATRO NA ESCOLA DE ENSINO INTEGRAL"
    "resumo" => "A Educação Integral corresponde a uma garantia do desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural e se constituir como projeto coletivo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e comunidades locais. Em Alagoas houve uma ampliação em instituições de tempo integral, existem uma série de atividades complementares, entre elas, são as eletivas. A flexibilização curricular é uma das principais características do modelo pedagógico do Programa Alagoano de Ensino Integral. Seu incentivo permanente possibilita que cada Unidade de Ensino assuma um currículo diferenciado que faça sentido para seus estudantes e dialogue com o seu território. Partindo dessa perspectiva a Oferta Eletiva emerge na garantia da inclusão de componentes que atendam às necessidades e interesses dos estudantes, ultrapassando limitedosconteúdosjáinstitucionalizadosnoscomponentescurricularese áreas do conhecimento. Na Escola Estadual Graciliano Ramos (2020), a eletiva de Teatro buscou responder a seguinte questão, os alunos participantes conseguem compreender todo processo artístico/teatral vivenciando os elementos cênicos? A proposta apontou como resultados a participação cênica e principalmente a criação, produção e roteirização de novas histórias."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID12454_TB408_13072022162055.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON GOMES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON GOMES"
    "autor_email" => "anderson_pedagogia@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A Educação Integral corresponde a uma garantia do desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural e se constituir como projeto coletivo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e comunidades locais. Em Alagoas houve uma ampliação em instituições de tempo integral, existem uma série de atividades complementares, entre elas, são as eletivas. A flexibilização curricular é uma das principais características do modelo pedagógico do Programa Alagoano de Ensino Integral. Seu incentivo permanente possibilita que cada Unidade de Ensino assuma um currículo diferenciado que faça sentido para seus estudantes e dialogue com o seu território. Partindo dessa perspectiva a Oferta Eletiva emerge na garantia da inclusão de componentes que atendam às necessidades e interesses dos estudantes, ultrapassando limitedosconteúdosjáinstitucionalizadosnoscomponentescurricularese áreas do conhecimento. Na Escola Estadual Graciliano Ramos (2020), a eletiva de Teatro buscou responder a seguinte questão, os alunos participantes conseguem compreender todo processo artístico/teatral vivenciando os elementos cênicos? A proposta apontou como resultados a participação cênica e principalmente a criação, produção e roteirização de novas histórias.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.