O presente trabalho é fruto de um recorte de dissertação, utilizando temáticas interdisciplinares que compactua nos conhecimentos a partir de ações desenvolvidas de cunho social e que estejam interligadas aos conteúdos voltadas para a disciplina de Química. Participaram da pesquisa alunos e professores de uma Escola Pública Estadual do Município de Natuba-PB em alusão da temática “Maio Amarelo: atenção pela vida”, referente aos acidentes no trânsito causados pela ingestão de bebidas alcoólicas. Participaram da pesquisa 35 alunos do 3º ano do ensino Médio nas aulas de Química discorrendo sobre o conteúdo funções oxigenadas. Serviu como instrumento para coleta de dados, um questionário com 03 questões abertas e 03 fechadas. Os resultados obtidos foram discutidos a luz do referencial teórico. As análises dos dados apontam que o uso da temática contribui para a formação cidadã dos educandos. A partir da intervenção realizada foi possível vincular a problemática causada pelo consumo de álcool conscientizando os sujeitos pesquisados a enxergarem as possíveis consequências. Outro ganho trata-se da importância do ensino de Química na formação cidadã, corroborando com a literatura no que relaciona a utilização de temáticas que norteiam a formação pessoal, social e científica dos estudantes. Foi possível observar a importância da utilização dessas temáticas em sala de aula, possibilitando estender tais ações para suas respectivas comunidades, conforme presume o Novo Ensino Médio, objetivando formar alunos protagonistas, além de reestruturar ainda mais o uso de temas norteadores com enfoque em Questões socioculturais no Ensino de Química, conforme prevê a Base Nacional Comum Curricular.