A região Amazônica possui uma grande diversidade de espécies de fungos macroscópicos, porém muitas espécies de fungos ainda não são conhecidas e identificadas, o que revela a necessidade de mais estudos. Os fungos são fundamentais para estabelecer o equilíbrio ambiental, logo as discussões sobre esses organismos com alunos, são importantes com o intuito de ampliar o conhecimento e contribuir para a preservação da biodiversidade. O objetivo deste trabalho foi de promover um estudo com estudantes do ensino médio, sobre a diversidade das espécies fúngicas macroscópicas existentes no entorno da escola. O estudo foi realizado nas proximidades da escola municipal, localizada no Ramal do Pau Rosa, BR174, Km 21, Manaus – AM. Para investigar os conhecimentos prévios dos alunos, foi realizada uma coleta de dados: questionário semiestruturado, com 29 alunos de três turmas do Ensino Médio. Em seguida foi realizada aula prática sobre o processo de fermentação realizado pelos fungos, depois observaram o processo de decomposição sobre matéria orgânica. Além disso, os estudantes foram ao fragmento florestal, nos arredores da escola, para coletarem Basidiomycetos presentes. Em relação ao questionário os resultados indicaram que os alunos não possuíam um conhecimento prévio sobre fungos. Dos que foram coletados oito espécies foram identificadas com ajuda da equipe do laboratório de Patologia de Madeira do INPA. No qual também os exemplares foram depositados na Coleção de Microrganimos de Interesse Agrossilvicultural. Foi gerada uma lista com espécies que foram encontradas no local.