Trata-se de um relato de experiência da prática docente do componente curricular de Sociologia no qual visa contribuir com as discussões dentro da temática Pesquisa e Ensino em Ciências Humanas e Sociais. O ambiente escolar aqui em tela está inserido na modalidade de ensino público de tempo integral no estado da Paraíba, com 319 estudantes. No decorrer do ano letivo de 2021, no contexto do ensino remoto emergencial ocasionado pela COVID-19, constatou-se uma série de dificuldades dos estudantes, principalmente das 1ªs séries, com relação à leitura e interpretação de textos, enunciados de questões, de gráficos e tabelas, como também, dificuldades de resoluções de problemas envolvendo cálculos percentuais. Diante do cenário supracitado foi realizado um projeto de intervenção pedagógica intitulado “DATASOCIAL: Estudos de temas e problemas sociais atuais através de Infográficos” com o objetivo de oportunizar aos estudantes das 1ªs séries do Ensino Médio conhecimentos e habilidades de leitura e interpretação do gênero textual Infográfico, com vistas ao aperfeiçoamento das situações de ensino-aprendizagem no modelo remoto. Além de discutir questões relacionadas aos problemas sociais que permeiam o cotidiano dos estudantes, realizou-se atividades de leitura e interpretação do gênero textual Infográfico, já que esse é um recurso visual utilizado em revistas, jornais, artigos, livros didáticos e também usado em questões do ENEM e vestibulares. Desta forma, as aulas com a utilização de Infográficos, “constituir-se num poderoso atrativo para veiculação da informação em ambientes e plataformas de ensino e aprendizagem” (BOTTENTUIT JUNIOR; LISBOA; COUTINHO, 2011). Assim, as aulas ganharam maior atrativo por conta da forma “lúdica e interativa” com o uso de Infográficos. Os resultados mostram que houve uma melhora significativa no rendimento desempenho escolar dos estudantes envolvidos nos componentes curriculares de Sociologia, Matemática e Língua Portuguesa, além da redução significativa de abandono e evasão escolar.