Os micro-organismos são representados por diversos tipos de seres vivos, que apresentam estruturas bastante diferenciadas. Considerando as complexidades que envolvem o estudo dos agentes patogênicos, este trabalho visa apresentar dados parciais de uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, realizada com estudantes matriculados no terceiro semestre de curso técnico em mecânica do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. A pesquisa tem como objetivo investigar as concepções desses estudantes sobre os diferentes organismos causadores de doenças (vírus, bactérias, protozoários e vermes) por meio de desenhos associados à escrita, que seguirá os pressupostos da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia, de Richard Mayer. Os saberes dos estudantes, neste caso, por meio de desenhos, foram identificados em seus contextos acerca de alguns aspectos biológicos que diferenciam organismos patogênicos dos Reinos Monera, Protoctista e Animalia, bem como sobre os vírus. Foi aplicada uma atividade, em que eles representaram seus conhecimentos sobre esses organismos por meio de desenhos em relação aos agentes patogênicos solicitados. Os dados demonstraram que eles têm maior conhecimento sobre os vírus, sobretudo na morfologia similar ao SARS-CoV-2 e ao bacteriófago. Os maiores equívocos ocorrem com os protozoários, comparando-os a outros seres vivos, como insetos e aracnídeos. Vermes, em sua maioria, são apresentados por lombrigas e, nas bactérias, percebeu-se ênfase à estrutura procarionte, em que o material genético está disperso no citoplasma celular.