A Etnobiologia é uma abordagem promissora para a ressignificação da prática docente e para o ensino dos saberes de biologia. Entendemos sua importância para uma formação científica significativa e consideramos que pode estar presente no processo de ensino como maneira de despertar o interesse no aluno em aprender os conteúdos e sensibilizá-lo sobre as diferentes visões que podem emergir de uma formação cultural. Tal relevância nos despertou o questionamento: O que tem sido produzido nos cursos de pós-graduação sobre o ensino de biologia a partir da perspectiva etnobiológica? O presente estudo teve como objetivo realizar um mapeamento quantitativo das teses e dissertações cujo foco de investigação é a influência da Etnobiologia no ensino de biologia. Para o levantamento de dados, recorremos ao banco de dissertações e teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Os dados foram articulados mediante análise do resumo, leitura dos trabalhos na íntegra e seleção por enquadramento. Tendo em vista o exame inicial dos trabalhos coletados nas duas plataformas, selecionamos para leitura na íntegra 45 obras, das quais 23 foram consideradas por se enquadrarem na abordagem etnobiológica para o ensino de biologia.