A construção da maquete do Maciço Gericinó-Mendanha na Baixada Fluminense no Rio de Janeiro voltada para a formação docente, faz parte do projeto Geografia e Formação Cidadã na Baixada Fluminense: elementos para uma aprendizagem significativa dos conteúdos escolares. O projeto procura fomentar o debate centrado na necessidade do uso dos recursos didáticos na formação cidadã dentro da escola, via aprendizagem significativa dos conteúdos. Dessa forma, nos voltamos a formação de professores. O objetivo geral é analisar a construção da maquete do Maciço Gericinó-Mendanha na Baixada Fluminense como recurso didático na formação de professores de Geografia do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (M/UFRRJ). A partir de textos sobre Maquetes e outros recursos didáticos no Ensino de Geografia, relatamos a oficina denominada “Construção e o uso de maquetes no Ensino de Geografia” realizada no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Geografia. A metodologia está presa as pesquisas qualitativas, envolvendo a leitura de textos, etapas de construção da maquete e discussão de seu uso como recurso didático. A maquete do Maciço Gericinó-Mendanha configura-se como um recurso didático relevante no ensino de Geografia Física da Baixada Fluminense especialmente para as aulas de geografia na escola básica. A maquete no ensino de Geografia não deve ser um fim e sim um meio de ensino-aprendizagem dos conceitos e conteúdos geográficos.