O estabelecimento da parceria entre universidade-escola constitui-se como elemento chave na formação de professores, uma vez que possibilita a articulação entre teoria e prática. Nesse contexto, o trabalho em tela tem por objetivo relatar a vivência e experiência de um licenciado em Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri (URCA) como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Trata-se de um relato de experiência realizado em uma escola pública estadual, situada no município de Crato, Ceará - Brasil, com ênfase no ensino remoto, no percurso da crise sanitária que se instalou em decorrência da Pandemia da Covid-19. Destaca-se que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, vivenciado no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE), configurou-se como um experimento didático-científico que possibilitou reconhecer lacunas como a falta de preparo para manuseio e uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), na formação inicial e continuada. Na experiência em questão, evidencia-se que o uso das novas tecnologias têm contribuído para a cooperação e interação entre discente-docente, dentro do contexto socioeducacional. Desse modo, quando utilizada como ferramenta complementar pode auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem, dinamizando esses processos e contribuindo para a produção de novos saberes importantes ao exercício da docência. Ainda no âmbito das aprendizagens vinculadas à participação no Programa, compreende-se que a construção dos relatórios das ações realizadas serviram como guia de reflexão crítica a respeito da práxis docente. Dessa forma, o PIBID permite o exercício constante de compreensão da estrutura e funcionamento institucional da escola-campo, do aprimoramento das práticas didático-pedagógicas e da construção da identidade profissional do professor em formação. Em suma, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência vem se constituindo como uma política pública educacional de formação inicial, estimulando a valorização social da profissão docente.