ESTE ARTIGO TEM COMO INTUITO DISCUTIR A EDUCAÇÃO PARA O USO DA ÁGUA PELAS MULHERES DO CAMPO, ATRAVÉS DO PROJETO DE PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, NOS CAMPOS DE CLIO, SABERES DE GAIA: CARTOGRAFIAS FEMININAS EM COMUNIDADES TRADICIONAIS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. O PROJETO EM QUESTÃO DEBATE O TRABALHO DE MULHERES NAS COMUNIDADES RURAIS DE QUEIMADAS E BOQUEIRÃO, A EXEMPLO DE REZADEIRAS, PARTEIRAS, AGRICULTORAS, ARTESÃS E LÍDERES DE ASSOCIAÇÃO RURAL. NESSE PRIMEIRO MOMENTO DA INVESTIGAÇÃO,TENDO EM VISTA, A PANDEMIA DO COVID-19, NÃO PÔDE SER REALIZADA O ESTUDO EM CAMPO, NESSE SENTIDO, PARTIMOS DE UMA METODOLOGIA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL PARA DEBATER A ÁGUA GERENCIADA PELAS MULHERES COMO FORMA DE EDUCAÇÃO NOS LOCAIS ONDE RESIDEM, RESSALTANDO A IMPORTÂNCIA DE SEUS PAPÉIS. ALÉM DE QUE, APRESENTAMOS COMO PROPOSITURA A TEMÁTICA PARA INTRODUZIR O ASSUNTO NO PROCESSO DE ENSINO DO SISTEMA EDUCACIONAL NOS ANOS DO FUNDAMENTAL E MÉDIO, RESSALTANDO A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA LOCAL E DAS FIGURAS FEMININAS. COM ISSO, ESPERAMOS AGREGAR CONHECIMENTO AO PROJETO QUE SE ENCONTRA EM ANDAMENTO E SUSCITAR DEBATES EM TORNO DA QUESTÃO. SEM ESQUECER DE MENCIONAR, QUE TAMBÉM TEMOS COMO FINALIDADE ATRAVÉS DO ENSINO DA TEMÁTICA NAS AULAS DE HISTÓRIA PROPICIAR A CONSTRUÇÃO DE CIDADÃOS CONHECEDORES DA PRÓPRIA HISTÓRIA A PARTIR DOS PERSONAGENS FEMININOS NOS LOCAIS EM QUE VIVEM.