Artigo Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA RACIAL: O PAPEL DA ESCOLA PÚBLICA NA LUTA ANTIRRACISTA

Palavra-chaves: CONSCIENCIA, RACISMO, BRASIL, ESCOLA, Comunicação Oral (CO) GT 06: Ensino de História e formação docente
0 of 0
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85327 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 172 "inscrito_id" => 218 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA RACIAL: O PAPEL DA ESCOLA PÚBLICA NA LUTA ANTIRRACISTA" "resumo" => "SE A SOCIEDADE BRASILEIRA É ESTRUTURALMENTE RACISTA, QUAL PAPEL DA ESCOLA NA LUTA ANTIRRACISTA? SERÁ QUE A ESCOLA É ÚNICA RESPONSÁVEL PELA MUDANÇA DE TODA SOCIEDADE? PARTINDO DE ANALISES DE GRANDES NOMES DA FILOSOFIA BRASILEIRA COMO ABDIAS NASCIMENTO, DJAMILA RIBEIRO E SILVIO ALMEIDA ATRAVÉS DE UMA METODOLOGIA BASEADA EM PERSPECTIVAS AFROCENTRICAS, O ARTIGO APRESENTA COMO O MODELO DE RACISMO PRESENTE NO BRASIL INFLUENCIA DIRETAMENTE A SUBJETIVIDADE DOS(AS) BRASILEIROS(AS), E COMO NA ESCOLA, PRINCIPALMENTE PÚBLICA, OS(AS) DOCENTES, ASSIM COMO TODOS OS(AS) FUNCIONÁRIOS(AS), DEVEM PASSAR POR FORMAÇÕES RACIAIS, PARA NÃO REPRODUZIREM RACISMO, TENDO NOÇÃO DA AMPLITUDE DE SEUS TENTÁCULOS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, QUE ESTÃO PRESENTES DESDE A ESCOLHA DO CURRÍCULO LECIONADO ATÉ A EVASÃO ESCOLAR.SE A SOCIEDADE BRASILEIRA É ESTRUTURALMENTE RACISTA, QUAL PAPEL DA ESCOLA NA LUTA ANTIRRACISTA? SERÁ QUE A ESCOLA É ÚNICA RESPONSÁVEL PELA MUDANÇA DE TODA SOCIE" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06: Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "CONSCIENCIA, RACISMO, BRASIL, ESCOLA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA6_ID218_10032022163621.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HUGO MATHEUS RODRIGUES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "HUGO" "autor_email" => "hmrodriguesdelima@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85327 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 172 "inscrito_id" => 218 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA RACIAL: O PAPEL DA ESCOLA PÚBLICA NA LUTA ANTIRRACISTA" "resumo" => "SE A SOCIEDADE BRASILEIRA É ESTRUTURALMENTE RACISTA, QUAL PAPEL DA ESCOLA NA LUTA ANTIRRACISTA? SERÁ QUE A ESCOLA É ÚNICA RESPONSÁVEL PELA MUDANÇA DE TODA SOCIEDADE? PARTINDO DE ANALISES DE GRANDES NOMES DA FILOSOFIA BRASILEIRA COMO ABDIAS NASCIMENTO, DJAMILA RIBEIRO E SILVIO ALMEIDA ATRAVÉS DE UMA METODOLOGIA BASEADA EM PERSPECTIVAS AFROCENTRICAS, O ARTIGO APRESENTA COMO O MODELO DE RACISMO PRESENTE NO BRASIL INFLUENCIA DIRETAMENTE A SUBJETIVIDADE DOS(AS) BRASILEIROS(AS), E COMO NA ESCOLA, PRINCIPALMENTE PÚBLICA, OS(AS) DOCENTES, ASSIM COMO TODOS OS(AS) FUNCIONÁRIOS(AS), DEVEM PASSAR POR FORMAÇÕES RACIAIS, PARA NÃO REPRODUZIREM RACISMO, TENDO NOÇÃO DA AMPLITUDE DE SEUS TENTÁCULOS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, QUE ESTÃO PRESENTES DESDE A ESCOLHA DO CURRÍCULO LECIONADO ATÉ A EVASÃO ESCOLAR.SE A SOCIEDADE BRASILEIRA É ESTRUTURALMENTE RACISTA, QUAL PAPEL DA ESCOLA NA LUTA ANTIRRACISTA? SERÁ QUE A ESCOLA É ÚNICA RESPONSÁVEL PELA MUDANÇA DE TODA SOCIE" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06: Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "CONSCIENCIA, RACISMO, BRASIL, ESCOLA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA6_ID218_10032022163621.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HUGO MATHEUS RODRIGUES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "HUGO" "autor_email" => "hmrodriguesdelima@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 17 de fevereiro de 2022

Resumo

SE A SOCIEDADE BRASILEIRA É ESTRUTURALMENTE RACISTA, QUAL PAPEL DA ESCOLA NA LUTA ANTIRRACISTA? SERÁ QUE A ESCOLA É ÚNICA RESPONSÁVEL PELA MUDANÇA DE TODA SOCIEDADE? PARTINDO DE ANALISES DE GRANDES NOMES DA FILOSOFIA BRASILEIRA COMO ABDIAS NASCIMENTO, DJAMILA RIBEIRO E SILVIO ALMEIDA ATRAVÉS DE UMA METODOLOGIA BASEADA EM PERSPECTIVAS AFROCENTRICAS, O ARTIGO APRESENTA COMO O MODELO DE RACISMO PRESENTE NO BRASIL INFLUENCIA DIRETAMENTE A SUBJETIVIDADE DOS(AS) BRASILEIROS(AS), E COMO NA ESCOLA, PRINCIPALMENTE PÚBLICA, OS(AS) DOCENTES, ASSIM COMO TODOS OS(AS) FUNCIONÁRIOS(AS), DEVEM PASSAR POR FORMAÇÕES RACIAIS, PARA NÃO REPRODUZIREM RACISMO, TENDO NOÇÃO DA AMPLITUDE DE SEUS TENTÁCULOS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, QUE ESTÃO PRESENTES DESDE A ESCOLHA DO CURRÍCULO LECIONADO ATÉ A EVASÃO ESCOLAR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.