SE A SOCIEDADE BRASILEIRA É ESTRUTURALMENTE RACISTA, QUAL PAPEL DA ESCOLA NA LUTA ANTIRRACISTA? SERÁ QUE A ESCOLA É ÚNICA RESPONSÁVEL PELA MUDANÇA DE TODA SOCIEDADE? PARTINDO DE ANALISES DE GRANDES NOMES DA FILOSOFIA BRASILEIRA COMO ABDIAS NASCIMENTO, DJAMILA RIBEIRO E SILVIO ALMEIDA ATRAVÉS DE UMA METODOLOGIA BASEADA EM PERSPECTIVAS AFROCENTRICAS, O ARTIGO APRESENTA COMO O MODELO DE RACISMO PRESENTE NO BRASIL INFLUENCIA DIRETAMENTE A SUBJETIVIDADE DOS(AS) BRASILEIROS(AS), E COMO NA ESCOLA, PRINCIPALMENTE PÚBLICA, OS(AS) DOCENTES, ASSIM COMO TODOS OS(AS) FUNCIONÁRIOS(AS), DEVEM PASSAR POR FORMAÇÕES RACIAIS, PARA NÃO REPRODUZIREM RACISMO, TENDO NOÇÃO DA AMPLITUDE DE SEUS TENTÁCULOS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, QUE ESTÃO PRESENTES DESDE A ESCOLHA DO CURRÍCULO LECIONADO ATÉ A EVASÃO ESCOLAR.