Artigo Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

APRENDENDO A ENSINAR: UM OLHAR SOBRE A REGÊNCIA NO CONTEXTO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: ENSINO REMOTO, PRÁTICA DOCENTE, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, , Comunicação Oral (CO) GT 09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85220
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 63
    "inscrito_id" => 380
    "titulo" => """
      APRENDENDO A ENSINAR: UM OLHAR SOBRE A REGÊNCIA NO\r\n
      CONTEXTO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
      """
    "resumo" => "NESTE RESUMO, PREDOMINANTEMENTE, NARRAMOS UMA EXPERIÊNCIA GRANJEADA AO LECIONAR AULAS PARA UMA TURMA DE SÉTIMO ANO DA ESCOLA CEAI DR. JOÃO PEREIRA DE ASSIS (CAMPINA GRANDE – PB). DISCUTIMOS O PROCESSO DE REGÊNCIA COMO UM TODO, DESTACANDO OS ASPECTOS/MOMENTOS QUE MAIS NOS MARCARAM, SEJA DE FORMA POSITIVA E/OU NEGATIVA, PROCURANDO SEMPRE REFLETIR ACERCA DOS TAIS PARA UM MAIOR APROVEITAMENTO DA NOSSA FORMAÇÃO ENQUANTO FUTURAS PROFESSORAS. DESTARTE, PARA FINS DE REFLEXÃO, NOS VALEMOS DOS TEÓRICOS “GALVÃO E SAVIANI” (2021); “ROCHA” (2020); E DA “BNCC” (2018). CONSIDERANDO QUE VIVENCIAMOS O ENSINO REMOTO, UTILIZAMOS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NAS AULAS SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS PARA EXPOSIÇÃO E EXPLANAÇÃO DOS CONTEÚDOS E DAS ATIVIDADES. NOS ENCONTROS ONLINE, FIZEMOS USO DE SLIDES E, POR VEZES, DE JOGOS VIRTUAIS, VISANDO, COM ESTES, A FIXAÇÃO DE CONTEÚDOS RECÉM EXPLICADOS E A REMEMORAÇÃO DE ASSUNTOS OUTRORA LECIONADOS. SUBLINHAMOS TAMBÉM QUE, DURANTE A REGÊNCIA, BUSCAMOS ESTIMULAR OS DISCENTES PARA QUE PUDESSEM APREENDER OS CONTEÚDOS DE FORMA PRÁTICA, PORTANTO, PROPUSEMOS A FEITURA DE REPORTAGENS E DE ESTROFES PARA A TECITURA DE UM CORDEL, SENDO ESTE PRODUZIDO PELA TURMA, O QUE DEMONSTRA QUE OBTIVERAM UM BOM APROVEITAMENTO DOS NOSSOS ENCONTROS. COMPREENDEMOS, LOGO, QUE A EXPERIÊNCIA OBTIDA AO PARTICIPAR DO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, COTA 2020-2022, APROXIMOU-NOS DA PRÁTICA DOCENTE, FAZENDO COM QUE SENTÍSSEMOS CONCRETAMENTE AS VIVÊNCIAS DE SER PROFESSOR, O QUE EM NÓS PRODUZIU O ANSEIO DE SERMOS CADA DIA MELHORES NESTA PROFISSÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, PRÁTICA DOCENTE, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA9_ID380_04032022185440.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUELLEN ARAÚJO SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "SUELLEN"
    "autor_email" => "suellen.sousa@aluno.uepb."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85220
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 63
    "inscrito_id" => 380
    "titulo" => """
      APRENDENDO A ENSINAR: UM OLHAR SOBRE A REGÊNCIA NO\r\n
      CONTEXTO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
      """
    "resumo" => "NESTE RESUMO, PREDOMINANTEMENTE, NARRAMOS UMA EXPERIÊNCIA GRANJEADA AO LECIONAR AULAS PARA UMA TURMA DE SÉTIMO ANO DA ESCOLA CEAI DR. JOÃO PEREIRA DE ASSIS (CAMPINA GRANDE – PB). DISCUTIMOS O PROCESSO DE REGÊNCIA COMO UM TODO, DESTACANDO OS ASPECTOS/MOMENTOS QUE MAIS NOS MARCARAM, SEJA DE FORMA POSITIVA E/OU NEGATIVA, PROCURANDO SEMPRE REFLETIR ACERCA DOS TAIS PARA UM MAIOR APROVEITAMENTO DA NOSSA FORMAÇÃO ENQUANTO FUTURAS PROFESSORAS. DESTARTE, PARA FINS DE REFLEXÃO, NOS VALEMOS DOS TEÓRICOS “GALVÃO E SAVIANI” (2021); “ROCHA” (2020); E DA “BNCC” (2018). CONSIDERANDO QUE VIVENCIAMOS O ENSINO REMOTO, UTILIZAMOS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NAS AULAS SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS PARA EXPOSIÇÃO E EXPLANAÇÃO DOS CONTEÚDOS E DAS ATIVIDADES. NOS ENCONTROS ONLINE, FIZEMOS USO DE SLIDES E, POR VEZES, DE JOGOS VIRTUAIS, VISANDO, COM ESTES, A FIXAÇÃO DE CONTEÚDOS RECÉM EXPLICADOS E A REMEMORAÇÃO DE ASSUNTOS OUTRORA LECIONADOS. SUBLINHAMOS TAMBÉM QUE, DURANTE A REGÊNCIA, BUSCAMOS ESTIMULAR OS DISCENTES PARA QUE PUDESSEM APREENDER OS CONTEÚDOS DE FORMA PRÁTICA, PORTANTO, PROPUSEMOS A FEITURA DE REPORTAGENS E DE ESTROFES PARA A TECITURA DE UM CORDEL, SENDO ESTE PRODUZIDO PELA TURMA, O QUE DEMONSTRA QUE OBTIVERAM UM BOM APROVEITAMENTO DOS NOSSOS ENCONTROS. COMPREENDEMOS, LOGO, QUE A EXPERIÊNCIA OBTIDA AO PARTICIPAR DO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, COTA 2020-2022, APROXIMOU-NOS DA PRÁTICA DOCENTE, FAZENDO COM QUE SENTÍSSEMOS CONCRETAMENTE AS VIVÊNCIAS DE SER PROFESSOR, O QUE EM NÓS PRODUZIU O ANSEIO DE SERMOS CADA DIA MELHORES NESTA PROFISSÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, PRÁTICA DOCENTE, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA9_ID380_04032022185440.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUELLEN ARAÚJO SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "SUELLEN"
    "autor_email" => "suellen.sousa@aluno.uepb."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de fevereiro de 2022

Resumo

NESTE RESUMO, PREDOMINANTEMENTE, NARRAMOS UMA EXPERIÊNCIA GRANJEADA AO LECIONAR AULAS PARA UMA TURMA DE SÉTIMO ANO DA ESCOLA CEAI DR. JOÃO PEREIRA DE ASSIS (CAMPINA GRANDE – PB). DISCUTIMOS O PROCESSO DE REGÊNCIA COMO UM TODO, DESTACANDO OS ASPECTOS/MOMENTOS QUE MAIS NOS MARCARAM, SEJA DE FORMA POSITIVA E/OU NEGATIVA, PROCURANDO SEMPRE REFLETIR ACERCA DOS TAIS PARA UM MAIOR APROVEITAMENTO DA NOSSA FORMAÇÃO ENQUANTO FUTURAS PROFESSORAS. DESTARTE, PARA FINS DE REFLEXÃO, NOS VALEMOS DOS TEÓRICOS “GALVÃO E SAVIANI” (2021); “ROCHA” (2020); E DA “BNCC” (2018). CONSIDERANDO QUE VIVENCIAMOS O ENSINO REMOTO, UTILIZAMOS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NAS AULAS SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS PARA EXPOSIÇÃO E EXPLANAÇÃO DOS CONTEÚDOS E DAS ATIVIDADES. NOS ENCONTROS ONLINE, FIZEMOS USO DE SLIDES E, POR VEZES, DE JOGOS VIRTUAIS, VISANDO, COM ESTES, A FIXAÇÃO DE CONTEÚDOS RECÉM EXPLICADOS E A REMEMORAÇÃO DE ASSUNTOS OUTRORA LECIONADOS. SUBLINHAMOS TAMBÉM QUE, DURANTE A REGÊNCIA, BUSCAMOS ESTIMULAR OS DISCENTES PARA QUE PUDESSEM APREENDER OS CONTEÚDOS DE FORMA PRÁTICA, PORTANTO, PROPUSEMOS A FEITURA DE REPORTAGENS E DE ESTROFES PARA A TECITURA DE UM CORDEL, SENDO ESTE PRODUZIDO PELA TURMA, O QUE DEMONSTRA QUE OBTIVERAM UM BOM APROVEITAMENTO DOS NOSSOS ENCONTROS. COMPREENDEMOS, LOGO, QUE A EXPERIÊNCIA OBTIDA AO PARTICIPAR DO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, COTA 2020-2022, APROXIMOU-NOS DA PRÁTICA DOCENTE, FAZENDO COM QUE SENTÍSSEMOS CONCRETAMENTE AS VIVÊNCIAS DE SER PROFESSOR, O QUE EM NÓS PRODUZIU O ANSEIO DE SERMOS CADA DIA MELHORES NESTA PROFISSÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.