O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA COM O USO DO GÊNERO TEXTUAL CONVITE EM AULA DE LÍNGUA INGLESA, EM TURMAS DO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO, PROPICIADA A PARTIR DA PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES BOLSISTAS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, SUBPROJETO DE INGLÊS, DA UEPB - CAMPUS III, COTA 2020-2022. PARA TANTO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PAUTADA EM AUTORES COMO MARCUSCHI (2008); LIMA (2009) E OLIVEIRA (2014), OS QUAIS DISCORREM ACERCA DE GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, BEM COMO AOS DOCUMENTOS OFICIAIS QUE NORTEIAM A EDUCAÇÃO NO BRASIL, COMO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC- BRASIL, 2018) E OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN - BRASIL, 1998), CONFIGURANDO-SE, DESSA FORMA, COMO UMA PESQUISA-AÇÃO DE ABORDAGEM QUALITATIVA. OS RESULTADOS OBTIDOS DEMONSTRAM QUE UTILIZAR UM GÊNERO TEXTUAL QUE FAZ PARTE DO COTIDIANO DOS ALUNOS, COMO É O CASO DO GÊNERO TEXTUAL CONVITE, PODE PROMOVER UMA APRENDIZAGEM MAIS CONTEXTUALIZADA, EFICAZ E SIGNIFICATIVA, UMA VEZ QUE OS ALUNOS PODEM USAR O CONHECIMENTO PRÉVIO DELES PARA FAZER PARTE DA CONSTRUÇÃO DA PRÓPRIA APRENDIZAGEM, PROMOVENDO, ASSIM, UMA MAIOR INTERAÇÃO POR PARTE DOS ALUNOS EM SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA.