O SURGIMENTO DA COVID-19 TROUXE INÚMEROS PROBLEMAS PARA A SOCIEDADE, INCLUSIVE PARA A EDUCAÇÃO, QUE VEIO ACOMPANHADO DE UM PERÍODO REMOTO ONDE ESTUDANTES E PROFESSORES TIVERAM QUE SE ADAPTAR A ESSE “NOVO NORMAL”. COM OBJETIVO DE ANALISAR E REFLETIR SOBRE OS PROBLEMAS CAUSADOS PELA COVID-19 PARA OS PIBIDIANOS O TRABALHO INFORMA AS PRINCIPAIS DIFICULDADES, EFEITOS PSICOLÓGICOS E ACADÊMICOS DE GRADUANDOS INSERIDOS NO PIBID ENFRENTADAS NESTE PERÍODO PANDÊMICO. A PESQUISA SURGIU DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E A COLETA DE DADOS DEU-SE A PARTIR DE UM QUESTIONÁRIO APLICADO PELO GOOGLE FORMS COM UM TOTAL DE 20 PERGUNTAS, RESPONDIDAS ALEATORIAMENTE POR PIBIDIANOS DOS CURSOS DE QUÍMICA E BIOLOGIA. ENTRE OS RESULTADOS CONCLUSIVOS PODEMOS DESTACAR QUE 55% DOS ALUNOS AFIRMARAM QUE A PRINCIPAL DIFICULDADE ENCONTRADA FOI NO ÂMBITO EMOCIONAL SENDO 15,8% LIGADOS A ANSIEDADE. ALÉM DISSO, PROBLEMAS RELACIONADOS A APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DIGITAIS. OUTRO PONTO DESTACADO ESTÁ RELACIONADO A DIMINUIÇÃO DE DURAÇÃO DA AULA QUE NÃO ERA SUFICIENTE PARA APLICAÇÃO DO CONTEÚDO PROPOSTO. INFELIZMENTE A FORMA COMO O PERÍODO REMOTO FOI APLICADO SEM PREPARAÇÃO PREVIA DESTACA A FALTA DE ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO. APESAR DISSO, FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE O PIBID É UM PROGRAMA IMPORTANTE POIS, 75% DOS ALUNOS RELATARAM QUE O PROGRAMA ESTÁ CONTRIBUINDO PARA SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA QUE EM MEIO A ESSE MOMENTO DELICADO ELES TIVERAM QUE SE REINVENTAR E APRIMORAR SEUS CONHECIMENTOS PARA ESSA AULA REMOTA.