APRESENTA-SE, NESTE RESUMO EXPANDIDO, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA RELACIONADO À EXPERIÊNCIA NO
PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (CAPES), NO SUBPROJETO DE PEDAGOGIA/ALFABETIZAÇÃO DA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (CAMPUS I – CAMPINA GRANDE-PB). A EXPERIÊNCIA RELATADA
ESTÁ SENDO REALIZADA DE FORMA REMOTA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE-PB, EM
UMA TURMA DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS SÉRIES INICIAIS, COM ALUNOS EM PROCESSO
DE ALFABETIZAÇÃO. DEVIDO À PANDEMIA DO NOVO CORONA VÍRUS, AS ESCOLAS SUSPENDERAM AS AULAS
PRESENCIAIS E CONTINUARAM O ENSINO DE FORMA REMOTA. DESSA FORMA, OS PROFESSORES TIVERAM QUE
ELABORAR NOVAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA SE ADAPTAR A ESSA NOVA REALIDADE, TANTO DA PANDEMIA
QUANTO DO ENSINO REMOTO. DIANTE DISSO, AS RESIDENTES TAMBÉM PASSARAM A ATUAR NA ESCOLA DE
FORMA VIRTUAL, SUPERVISIONADAS PELA DOCENTE ORIENTADORA E ACOMPANHADAS PELA PROFESSORA
PRECEPTORA DA ESCOLA-CAMPO. PARA DAR SUBSÍDIO AO RELATO DA EXPERIÊNCIA, FOI REALIZADO UM ESTUDO
BIBLIOGRÁFICO RELACIONADO AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS, ARTICULANDO OS REFERENCIAS
ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA. HÁ QUE SE DESTACAR QUE A PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA
PEDAGÓGICA CONTRIBUIU DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA O APERFEIÇOAMENTO DA PRÁTICA DOCENTE DOS
RESIDENTES E, IGUALMENTE, PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS, QUE APRESENTARAM
RESULTADOS SATISFATÓRIOS APÓS AS INTERVENÇÕES DAS RESIDENTES.