ESTE TRABALHO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AULAS UTILIZANDO MODELAGEM MATEMÁTICA PARA ENSINAR O CONTEÚDO DE PORCENTAGEM, FEITO A PARTIR DE UM ESTUDO DE AULA. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE NATUREZA QUALITATIVA, ONDE O OBJETIVO FOI ANALISAR AS POTENCIALIDADES DOS ALUNOS DA 3° SÉRIES DO ENSINO MÉDIO DA ECIT JOSÉ LEITE DE SOUZA, ENVOLVENDO A MODELAGEM COM INTUITO DE FAZER A CORRELAÇÃO DE PORCENTAGENS NO DIA A DIA COM A MATEMÁTICA ESTUDADA DENTRO DA SALA DE AULA, PARTIR DAS OBSERVAÇÕES DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ESTUDANTES EM ENTENDER O CONTEÚDO DE PORCENTAGEM VERIFICOU-SE A NECESSIDADE DE UTILIZAR ESSA METODOLOGIA DE ENSINO PARA FAZER ESSAS CORRELAÇÕES. ESSA EXPERIÊNCIA FOI REALIZADA ATRAVÉS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. ESTE RELATO TAMBÉM TRAZ AS DIFICULDADES ENCONTRADAS AO REALIZAR ESSA PESQUISA DE CAMPO EM RELAÇÃO AO ENFRENTAMENTO DA COVID-19.