Artigo Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

HIDROSTÁTICA: METODOLOGIAS DIVERSIFICADAS PARA DISCUTIR FÍSICA NO ENSINO REMOTO

Palavra-chaves: HIDROSTÁTICA, ENSINO REMOTO, ENSINO MÉDIO, , Comunicação Oral (CO) GT 04: Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente
0 of 0
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85280 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 125 "inscrito_id" => 227 "titulo" => "HIDROSTÁTICA: METODOLOGIAS DIVERSIFICADAS PARA DISCUTIR FÍSICA NO ENSINO REMOTO" "resumo" => "O ENSINO DE FÍSICA, ESPECIALMENTE NO ENSINO MÉDIO SEMPRE PASSOU POR VÁRIOS DESAFIOS, SENDO ESSES LIGADOS AO FATO DE A FÍSICA AINDA SER INCOMPREENDIDA E ENTENDIDA PELOS ESTUDANTES COMO UMA DISCIPLINA DISTANTE DA REALIDADE, TALVEZ POR CONTA DAS METODOLOGIAS E PRÁTICAS TRADICIONAIS AINDA EMPREGADAS NAS AULAS E QUE NÃO FAVORECEM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS. ALÉM DISSO, COM A PANDEMIA DA COVID 19 SURGIRAM OUTROS DESAFIOS RELACIONADOS AO MODELO DE ENSINO REMOTO, OS QUAIS SE RELACIONAM AO FATO DE AS AULAS ACONTECEREM ON-LINE, A DESMOTIVAÇÃO E DIFICULDADES DOS ESTUDANTES COM O NOVO MODELO E A BUSCA DO PROFESSOR PARA ENCONTRAR METODOLOGIAS QUE PERMITAM REALIZAR AS AULAS COM O MÁXIMO DE PROVEITO POSSÍVEL. NESSE SENTIDO, RELATAMOS AQUI A ELABORAÇÃO E REALIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA SE DISCUTIR CONCEITOS RELACIONADOS A HIDROSTÁTICA NUMA ESCOLA PÚBLICA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. A PROPOSTA FOI REALIZADA TODA POR MEIO REMOTO, ATRAVÉS DE AULAS SÍNCRONAS, E UTILIZANDO DIVERSAS ABORDAGEM E RECURSOS METODOLÓGICOS COMO JOGOS ONLINE, SIMULAÇÕES E QUIZES PARA DISCUSSÃO DE CONCEITOS DE FLUIDO, PRESSÃO, PRINCÍPIO DE PASCAL, DENSIDADE, EMPUXO E TEOREMA DE ARQUIMEDES. PODEMOS DESTACAR QUE OS RESULTADOS FORAM BASTANTE SATISFATÓRIOS DIANTE DOS OBJETIVOS QUE PROPOMOS, QUE OS ESTUDANTES FORAM MUITO PARTICIPATIVOS E ENGAJADOS EM TODOS OS MOMENTOS, MESMO NA REALIDADE DA AULA ON-LINE, E QUE A PROPOSTA SE MOSTROU PROMISSORA PARA ESSA REALIDADE, PODENDO SER MODIFICADA PARA OUTROS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS.O ENSINO DE FÍSICA, ESPECIALMENTE NO ENSINO MÉDIO SEMPRE PASSOU POR VÁRIOS DESAFIOS, SENDO ESSES LIGADOS AO FATO DE A FÍSICA AINDA SER INCOMPREENDIDA E ENTENDID" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04: Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => "HIDROSTÁTICA, ENSINO REMOTO, ENSINO MÉDIO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA4_ID227_09032022200952.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIZELHO TERTULIANO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ZELHO" "autor_email" => "gizelho@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85280 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 125 "inscrito_id" => 227 "titulo" => "HIDROSTÁTICA: METODOLOGIAS DIVERSIFICADAS PARA DISCUTIR FÍSICA NO ENSINO REMOTO" "resumo" => "O ENSINO DE FÍSICA, ESPECIALMENTE NO ENSINO MÉDIO SEMPRE PASSOU POR VÁRIOS DESAFIOS, SENDO ESSES LIGADOS AO FATO DE A FÍSICA AINDA SER INCOMPREENDIDA E ENTENDIDA PELOS ESTUDANTES COMO UMA DISCIPLINA DISTANTE DA REALIDADE, TALVEZ POR CONTA DAS METODOLOGIAS E PRÁTICAS TRADICIONAIS AINDA EMPREGADAS NAS AULAS E QUE NÃO FAVORECEM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS. ALÉM DISSO, COM A PANDEMIA DA COVID 19 SURGIRAM OUTROS DESAFIOS RELACIONADOS AO MODELO DE ENSINO REMOTO, OS QUAIS SE RELACIONAM AO FATO DE AS AULAS ACONTECEREM ON-LINE, A DESMOTIVAÇÃO E DIFICULDADES DOS ESTUDANTES COM O NOVO MODELO E A BUSCA DO PROFESSOR PARA ENCONTRAR METODOLOGIAS QUE PERMITAM REALIZAR AS AULAS COM O MÁXIMO DE PROVEITO POSSÍVEL. NESSE SENTIDO, RELATAMOS AQUI A ELABORAÇÃO E REALIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA SE DISCUTIR CONCEITOS RELACIONADOS A HIDROSTÁTICA NUMA ESCOLA PÚBLICA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. A PROPOSTA FOI REALIZADA TODA POR MEIO REMOTO, ATRAVÉS DE AULAS SÍNCRONAS, E UTILIZANDO DIVERSAS ABORDAGEM E RECURSOS METODOLÓGICOS COMO JOGOS ONLINE, SIMULAÇÕES E QUIZES PARA DISCUSSÃO DE CONCEITOS DE FLUIDO, PRESSÃO, PRINCÍPIO DE PASCAL, DENSIDADE, EMPUXO E TEOREMA DE ARQUIMEDES. PODEMOS DESTACAR QUE OS RESULTADOS FORAM BASTANTE SATISFATÓRIOS DIANTE DOS OBJETIVOS QUE PROPOMOS, QUE OS ESTUDANTES FORAM MUITO PARTICIPATIVOS E ENGAJADOS EM TODOS OS MOMENTOS, MESMO NA REALIDADE DA AULA ON-LINE, E QUE A PROPOSTA SE MOSTROU PROMISSORA PARA ESSA REALIDADE, PODENDO SER MODIFICADA PARA OUTROS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS.O ENSINO DE FÍSICA, ESPECIALMENTE NO ENSINO MÉDIO SEMPRE PASSOU POR VÁRIOS DESAFIOS, SENDO ESSES LIGADOS AO FATO DE A FÍSICA AINDA SER INCOMPREENDIDA E ENTENDID" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04: Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => "HIDROSTÁTICA, ENSINO REMOTO, ENSINO MÉDIO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA4_ID227_09032022200952.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIZELHO TERTULIANO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ZELHO" "autor_email" => "gizelho@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 17 de fevereiro de 2022

Resumo

O ENSINO DE FÍSICA, ESPECIALMENTE NO ENSINO MÉDIO SEMPRE PASSOU POR VÁRIOS DESAFIOS, SENDO ESSES LIGADOS AO FATO DE A FÍSICA AINDA SER INCOMPREENDIDA E ENTENDIDA PELOS ESTUDANTES COMO UMA DISCIPLINA DISTANTE DA REALIDADE, TALVEZ POR CONTA DAS METODOLOGIAS E PRÁTICAS TRADICIONAIS AINDA EMPREGADAS NAS AULAS E QUE NÃO FAVORECEM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS. ALÉM DISSO, COM A PANDEMIA DA COVID 19 SURGIRAM OUTROS DESAFIOS RELACIONADOS AO MODELO DE ENSINO REMOTO, OS QUAIS SE RELACIONAM AO FATO DE AS AULAS ACONTECEREM ON-LINE, A DESMOTIVAÇÃO E DIFICULDADES DOS ESTUDANTES COM O NOVO MODELO E A BUSCA DO PROFESSOR PARA ENCONTRAR METODOLOGIAS QUE PERMITAM REALIZAR AS AULAS COM O MÁXIMO DE PROVEITO POSSÍVEL. NESSE SENTIDO, RELATAMOS AQUI A ELABORAÇÃO E REALIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA SE DISCUTIR CONCEITOS RELACIONADOS A HIDROSTÁTICA NUMA ESCOLA PÚBLICA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. A PROPOSTA FOI REALIZADA TODA POR MEIO REMOTO, ATRAVÉS DE AULAS SÍNCRONAS, E UTILIZANDO DIVERSAS ABORDAGEM E RECURSOS METODOLÓGICOS COMO JOGOS ONLINE, SIMULAÇÕES E QUIZES PARA DISCUSSÃO DE CONCEITOS DE FLUIDO, PRESSÃO, PRINCÍPIO DE PASCAL, DENSIDADE, EMPUXO E TEOREMA DE ARQUIMEDES. PODEMOS DESTACAR QUE OS RESULTADOS FORAM BASTANTE SATISFATÓRIOS DIANTE DOS OBJETIVOS QUE PROPOMOS, QUE OS ESTUDANTES FORAM MUITO PARTICIPATIVOS E ENGAJADOS EM TODOS OS MOMENTOS, MESMO NA REALIDADE DA AULA ON-LINE, E QUE A PROPOSTA SE MOSTROU PROMISSORA PARA ESSA REALIDADE, PODENDO SER MODIFICADA PARA OUTROS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.