COM A CHEGADA DA PANDEMIA, O ENSINO PRESENCIAL PRECISOU SER INTERROMPIDO, DANDO LUGAR AO ENSINO REMOTO, COM ISSO, VÁRIAS ESCOLAS DE REDE PÚBLICA E PRIVADAS, INCLUINDO DEMAIS INSTITUIÇÕES DE ENSINO COMO UNIVERSIDADES POR EXEMPLO, TIVERAM QUE SE ADAPTAR A ESSE NOVO MECANISMO. NO ENTANTO, ESSA MODALIDADE FOI IMPLANTADA NAS ESCOLAS DE FORMA BRUSCA E RÁPIDA, OBRIGANDO PROFESSORES E ESTUDANTES A SE ADAPTAREM A ESSA FORMA DE ENSINO O QUANTO ANTES, TENDO COMO SUPORTE APENAS CURSOS BÁSICOS E RÁPIDOS DE FORMAÇÃO COMO MEIO DE USO. NÃO SENDO O BASTENTAE, ISSO PROVOCOU EM DIVERSAS ESCOLAS A NÃO PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES, GERANDO MAIS PROBLEMAS NO ENSINO. UMAS DAS FORMAS DE TENTAR RESGATAR OS ESTUDANTES FOI ATRAVÉS DO USO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS DURANTE AS AULAS, COM O OBJETIVO DE TORNAR A AULAS MAIS E INTERATIVAS E PROPORCIONAR A PARTICIPATIÇÃO, GANHANDO ASSIM A ATENÇÃO DOS DISCENTES QUE ESTAVAM PRESENTES MAIS NÃO INTERAGIAM E OS AUSENTES DURANTE A MODALIDADE REMOTA.