DIANTE DAS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS ALUNOS E DAS EXPERI?NCIAS VIVENCIADAS EM SALA DE AULA, O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL DISCUTIR AS PR?TICAS DE ENSINO NO ?MBITO DOS VALORES SOCIAIS, ATENTANDO PARA O FATO DE QUE AS BARREIRAS SOCIAS N?O SEJAM UM IMPEDIMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. FORAM UTILIZADAS COMO PAR?METRO, AS AULAS MINISTRADAS NO 1? ANO DO ENSINO M?DIO DA ESCOLA ESTADUAL CIDAD? INTEGRAL T?CNICA OBD?LIA DANTAS, ATRAV?S DO M?TODO RECEPCIONAL DESENVOLVIDO POR BORDINI E AGUIAR (1988) E AS DIRETRIZES DA BNCC (2018) ? BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR ESTABELECENDO UMA CONEX?O ENTRE A VIDA DOS DISCENTES E O CONHECIMENTO CIENT?FICO. AS AULAS FORAM MINISTRADAS TOTALMENTE DE FORMA REMOTA POR MEIO DA PLATAFORMA GOOGLE MEET, UTILIZANDO N?O APENAS OS CONTE?DOS CURRICULARES MAS TAMB?M OS ASSUNTOS DE NATUREZA SOCIAL COMO O PRECONCEITO E DISCRIMINA??O, COM O OBJETIVO DE TORNAR AS AULAS MAIS EFICAZES E ATRATIVAS PARA OS ALUNOS. SENDO ASSIM, CONCLUI-SE QUE A APLICA??O DO M?TODO RECEPCIONAL EM SALA DE AULA ? DE FUNDAMENTAL IMPORT?NCIA PARA A EFIC?CIA DAS AULAS, NAS QUAIS O PROFESSOR POSSA APLICAR METODOLOGIAS QUE ESTEJAM PR?XIMAS DA REALIDADE DOS DISCENTES CONTRIBUINDO PARA A AMPLIA??O DOS SEUS HORIZONTES DE EXPECTATIVAS.