A EXPERIÊNCIA DAS BOLSISTAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PEDAGOGIA, OCORREU NUMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE/PB, PROPORCIONOU-NOS VIVENCIAR OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS FILHOS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO. DIANTE A REALIDADE PANDÊMICA, FOI DECIDIDO PELO GRUPO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA QUE PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DO SUBPROJETO ALFABETIZAÇÃO, SERIAM PLANEJADAS ATIVIDADES A SEREM ENVIADAS AOS ALUNOS E PRODUZIDOS MATERIAIS DIDÁTICOS PARA ORIENTÁ-LOS NO DESENVOLVIMENTO DAS MESMAS A PARTIR DA REALIZAÇÃO DE VÍDEOS CHAMADAS PELO APLICATIVO “WHATSAPP”. OS ENCONTROS COM AS CRIANÇAS ATRAVÉS DE VIDEOCHAMADAS ERAM REALIZADOS SEMANALMENTE, E/OU DE ACORDO COM A DISPONIBILIDADE DOS PAIS. NO ENSINO REMOTO, A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS FOI ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS. SABEMOS QUE PARA OS PAIS NÃO É TAREFA SIMPLES, VISTO QUE, PRECISAM CONCILIAR TRABALHO, AFAZERES DOMÉSTICOS E ORIENTAÇÃO DOS FILHOS. FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE VÁRIOS PAIS SE DISPONIBILIZARAM PARA AJUDAR SEUS FILHOS NA ORGANIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO DE ROTINA NO E AMBIENTE DE ESTUDO, PORÉM OUTROS PAIS QUE TRABALHAVAM FORA O DIA TODO, FICANDO ASSIM INVIÁVEL ACOMPANHAR AS CRIANÇAS. NESSE SENTIDO, FICA EVIDENTE O PAPEL DA FAMÍLIA EM RELAÇÃO COM A ESCOLA, AINDA MAIS NUM MOMENTO EM QUE AS CRIANÇAS PRECISAM DE SUPORTE PARA ACESSAR AS AULAS, ASSIM COMO PARA REALIZAR SUAS ATIVIDADES QUE, DEPENDENDO DA FAIXA-ETÁRIA, PODE DETERMINAR O SUCESSO OU INSUCESSO DA INTERVENÇÃO ESCOLAR.