O PRESENTE TRABALHO É FRUTO DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA REALIZADO MEDIANTE A PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/CAPES, DESENVOLVIDO NA ESCOLA-CAMPO ECIT NENZINHA CUNHA LIMA, LOCALIZADA EM CAMPINA GRANDE-PB. ESTE RELATO PRETENDE APRESENTAR COMO AS AULAS DA DISCIPLINA DE LÍNGUA ESPANHOLA ACONTECERAM DURANTE A MODALIDADE REMOTA, COMO TAMBÉM PARTILHAR OS RESULTADOS OBTIDOS DURANTE A REGÊNCIA POR INTERMÉDIO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA LÚDICA. O OBJETIVO GERAL DESTE ARTIGO É REALIZAR UMA BREVE EXPOSIÇÃO TEÓRICA SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS LÚDICAS DURANTE AS AULAS VIRTUAIS, COMO TAMBÉM ABORDAR A IMPORTÂNCIA DA DINÂMICA NO AMBIENTE EDUCATIVO E O SEU PAPEL TRANSFORMADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ESPANHOL, QUE POSSIBILITA UM ESPAÇO MAIS RELAXANTE E AGRADÁVEL, E AUXILIA POSITIVAMENTE NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DO ALUNADO. PARA TANTO, FEZ-SE NECESSÁRIO UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO A RESPEITO DAS METODOLOGIAS DE ENSINO E A IMPORTÂNCIA/RELEVÂNCIA DA LUDICIDADE PARA AS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA NO ÂMBITO VIRTUAL. NESTE SENTIDO, FUNDAMENTAMOS A PESQUISA EM AUTORES QUE DISCUTEM SOBRE O LÚDICO NA SALA DE AULA, COMO SANTANA (2012), TEIXEIRA (2018), ALMEIDA (2009), FANTACHOLI (2011); E ESCRITORES QUE ABORDAM A LUDICIDADE PRESENTE NAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS EDUCATIVAS, COMO BRITO (2020), ARAÚJO (2016), DENTRE OUTROS. VALE SALIENTAR, AINDA, QUE O USO DE JOGOS PEDAGÓGICOS TROUXE VÁRIOS RESULTADOS POSITIVOS PARA AS AULAS ONLINE, COMO O ENVOLVIMENTO DO ALUNO NA PRÁTICA EDUCATIVA DO PROFESSOR, O DESENVOLVIMENTO DE DIFERENTES ATIVIDADES QUE CONTRIBUÍRAM PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM, A ESTIMULAÇÃO DA CRIATIVIDADE, A SOCIALIZAÇÃO E A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS.