Artigo Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ESPANHOL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Palavra-chaves: LUDICIDADE, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO REMOTO, LÍNGUA ESPANHOLA, EXPERIÊNCIA Comunicação Oral (CO) GT 07: Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85323
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 168
    "inscrito_id" => 328
    "titulo" => "A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM  DO ESPANHOL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO É FRUTO DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA REALIZADO MEDIANTE A PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/CAPES, DESENVOLVIDO NA ESCOLA-CAMPO ECIT NENZINHA CUNHA LIMA, LOCALIZADA EM CAMPINA GRANDE-PB. ESTE RELATO PRETENDE APRESENTAR COMO AS AULAS DA DISCIPLINA DE LÍNGUA ESPANHOLA ACONTECERAM DURANTE A MODALIDADE REMOTA, COMO TAMBÉM PARTILHAR OS RESULTADOS OBTIDOS DURANTE A REGÊNCIA POR INTERMÉDIO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA LÚDICA. O OBJETIVO GERAL DESTE ARTIGO É REALIZAR UMA BREVE EXPOSIÇÃO TEÓRICA SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS LÚDICAS DURANTE AS AULAS VIRTUAIS, COMO TAMBÉM ABORDAR A IMPORTÂNCIA DA DINÂMICA NO AMBIENTE EDUCATIVO E O SEU PAPEL TRANSFORMADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ESPANHOL, QUE POSSIBILITA UM ESPAÇO MAIS RELAXANTE E AGRADÁVEL, E AUXILIA POSITIVAMENTE NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DO ALUNADO. PARA TANTO, FEZ-SE NECESSÁRIO UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO A RESPEITO DAS METODOLOGIAS DE ENSINO E A IMPORTÂNCIA/RELEVÂNCIA DA LUDICIDADE PARA AS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA NO ÂMBITO VIRTUAL. NESTE SENTIDO, FUNDAMENTAMOS A PESQUISA EM AUTORES QUE DISCUTEM SOBRE O LÚDICO NA SALA DE AULA, COMO SANTANA (2012), TEIXEIRA (2018), ALMEIDA (2009), FANTACHOLI (2011); E ESCRITORES QUE ABORDAM A LUDICIDADE PRESENTE NAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS EDUCATIVAS,  COMO BRITO (2020), ARAÚJO (2016), DENTRE OUTROS. VALE SALIENTAR, AINDA, QUE O USO DE JOGOS PEDAGÓGICOS TROUXE VÁRIOS RESULTADOS POSITIVOS PARA AS AULAS ONLINE, COMO O ENVOLVIMENTO DO ALUNO NA PRÁTICA EDUCATIVA DO PROFESSOR, O DESENVOLVIMENTO DE DIFERENTES ATIVIDADES QUE CONTRIBUÍRAM PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM, A ESTIMULAÇÃO DA CRIATIVIDADE, A SOCIALIZAÇÃO E A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07: Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira"
    "palavra_chave" => "LUDICIDADE, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO REMOTO, LÍNGUA ESPANHOLA, EXPERIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA7_ID328_10032022160930.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALESKA DOS SANTOS PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "VALESKA"
    "autor_email" => "valeskasantos093@gmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85323
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 168
    "inscrito_id" => 328
    "titulo" => "A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM  DO ESPANHOL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO É FRUTO DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA REALIZADO MEDIANTE A PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/CAPES, DESENVOLVIDO NA ESCOLA-CAMPO ECIT NENZINHA CUNHA LIMA, LOCALIZADA EM CAMPINA GRANDE-PB. ESTE RELATO PRETENDE APRESENTAR COMO AS AULAS DA DISCIPLINA DE LÍNGUA ESPANHOLA ACONTECERAM DURANTE A MODALIDADE REMOTA, COMO TAMBÉM PARTILHAR OS RESULTADOS OBTIDOS DURANTE A REGÊNCIA POR INTERMÉDIO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA LÚDICA. O OBJETIVO GERAL DESTE ARTIGO É REALIZAR UMA BREVE EXPOSIÇÃO TEÓRICA SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS LÚDICAS DURANTE AS AULAS VIRTUAIS, COMO TAMBÉM ABORDAR A IMPORTÂNCIA DA DINÂMICA NO AMBIENTE EDUCATIVO E O SEU PAPEL TRANSFORMADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ESPANHOL, QUE POSSIBILITA UM ESPAÇO MAIS RELAXANTE E AGRADÁVEL, E AUXILIA POSITIVAMENTE NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DO ALUNADO. PARA TANTO, FEZ-SE NECESSÁRIO UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO A RESPEITO DAS METODOLOGIAS DE ENSINO E A IMPORTÂNCIA/RELEVÂNCIA DA LUDICIDADE PARA AS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA NO ÂMBITO VIRTUAL. NESTE SENTIDO, FUNDAMENTAMOS A PESQUISA EM AUTORES QUE DISCUTEM SOBRE O LÚDICO NA SALA DE AULA, COMO SANTANA (2012), TEIXEIRA (2018), ALMEIDA (2009), FANTACHOLI (2011); E ESCRITORES QUE ABORDAM A LUDICIDADE PRESENTE NAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS EDUCATIVAS,  COMO BRITO (2020), ARAÚJO (2016), DENTRE OUTROS. VALE SALIENTAR, AINDA, QUE O USO DE JOGOS PEDAGÓGICOS TROUXE VÁRIOS RESULTADOS POSITIVOS PARA AS AULAS ONLINE, COMO O ENVOLVIMENTO DO ALUNO NA PRÁTICA EDUCATIVA DO PROFESSOR, O DESENVOLVIMENTO DE DIFERENTES ATIVIDADES QUE CONTRIBUÍRAM PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM, A ESTIMULAÇÃO DA CRIATIVIDADE, A SOCIALIZAÇÃO E A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07: Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira"
    "palavra_chave" => "LUDICIDADE, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO REMOTO, LÍNGUA ESPANHOLA, EXPERIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA7_ID328_10032022160930.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALESKA DOS SANTOS PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "VALESKA"
    "autor_email" => "valeskasantos093@gmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de fevereiro de 2022

Resumo

O PRESENTE TRABALHO É FRUTO DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA REALIZADO MEDIANTE A PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/CAPES, DESENVOLVIDO NA ESCOLA-CAMPO ECIT NENZINHA CUNHA LIMA, LOCALIZADA EM CAMPINA GRANDE-PB. ESTE RELATO PRETENDE APRESENTAR COMO AS AULAS DA DISCIPLINA DE LÍNGUA ESPANHOLA ACONTECERAM DURANTE A MODALIDADE REMOTA, COMO TAMBÉM PARTILHAR OS RESULTADOS OBTIDOS DURANTE A REGÊNCIA POR INTERMÉDIO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA LÚDICA. O OBJETIVO GERAL DESTE ARTIGO É REALIZAR UMA BREVE EXPOSIÇÃO TEÓRICA SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS LÚDICAS DURANTE AS AULAS VIRTUAIS, COMO TAMBÉM ABORDAR A IMPORTÂNCIA DA DINÂMICA NO AMBIENTE EDUCATIVO E O SEU PAPEL TRANSFORMADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ESPANHOL, QUE POSSIBILITA UM ESPAÇO MAIS RELAXANTE E AGRADÁVEL, E AUXILIA POSITIVAMENTE NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DO ALUNADO. PARA TANTO, FEZ-SE NECESSÁRIO UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO A RESPEITO DAS METODOLOGIAS DE ENSINO E A IMPORTÂNCIA/RELEVÂNCIA DA LUDICIDADE PARA AS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA NO ÂMBITO VIRTUAL. NESTE SENTIDO, FUNDAMENTAMOS A PESQUISA EM AUTORES QUE DISCUTEM SOBRE O LÚDICO NA SALA DE AULA, COMO SANTANA (2012), TEIXEIRA (2018), ALMEIDA (2009), FANTACHOLI (2011); E ESCRITORES QUE ABORDAM A LUDICIDADE PRESENTE NAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS EDUCATIVAS, COMO BRITO (2020), ARAÚJO (2016), DENTRE OUTROS. VALE SALIENTAR, AINDA, QUE O USO DE JOGOS PEDAGÓGICOS TROUXE VÁRIOS RESULTADOS POSITIVOS PARA AS AULAS ONLINE, COMO O ENVOLVIMENTO DO ALUNO NA PRÁTICA EDUCATIVA DO PROFESSOR, O DESENVOLVIMENTO DE DIFERENTES ATIVIDADES QUE CONTRIBUÍRAM PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM, A ESTIMULAÇÃO DA CRIATIVIDADE, A SOCIALIZAÇÃO E A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.