UMA DAS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS ALUNOS DO ENSINO M?DIO ? INTERPRETAR E COMPREENDER TEXTOS QUE POSSUEM RECURSOS VERBAIS, IMAG?TICOS E GR?FICOS, DENTRE OUTROS, NA COMPOSI??O DOS SENTIDOS, POR N?O ESTAREM HABITUADOS A RELACIONAREM AS LINGUAGENS. ASSIM SENDO, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR OS RESULTADOS DO PROJETO LEITURA DE INFOGR?FICOS, COORDENADO POR RAFAEL MELO (COORD. ?REA PIBID/2020-2022) E SUPERVISIONADO POR EIANNY ABRANTES, DESENVOLVIDO, ATRAV?S DA INTERVEN??O DOS ALUNOS DO PIBID 2020/2022, NO 2? ANO DO ENSINO M?DIO NA ESCOLA AGROT?CNICA DO CAJUEIRO ? CATOL? DO ROCHA ? PB ? COM O G?NERO TEXTUAL INFOGR?FICO, CUJOS OBJETIVOS FORAM: A) FAMILIARIZAR, EM SALA DE AULA REMOTA, OS ALUNOS COM O G?NERO TEXTUAL INFOGR?FICO, B) TRA?AR CAMINHOS DE LEITURA E DE INTERPRETA??O COM O G?NERO CONSIDERANDO A LINGUAGEM MULTIMODAL, C) CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA APRENDIZAGEM NA QUAL FOSSE RELEVANTE A COMPREENS?O DO G?NERO NO QUE DIZ RESPEITO A CONSTITUI??O DOS SENTIDOS E ESTRUTURA, EM VISTAS A RECORR?NCIA NOS EXAMES DO ENEM. A ABORDAGEM EM SALA DE AULA SE FEZ RELEVANTE POR CONSIDERAR O CONTEXTO SOCIOCULTURAL DOS MULTILETRAMENTOS E EST? CIRCUNSCRITO NAS DIRETRIZES DA BNCC E TAMB?M POR CONTRIBUIR NA FORMA??O DOS LEITORES EM INTERPRETA??O/COMPREENS?O DE TEXTO-IMAGENS, ISTO ?, MOSTROU, DE MODO GERAL, AOS PARTICIPANTES DA PESQUISA QUE A IMAGEM E O VISUAL DA ESTRUTURA DE UM INFOGR?FICO EST?O REPLETOS DE SENTIDOS (INTERNOS E EXTERNOS A MATERIALIDADE LINGU?STICA DO TEXTO) E SE CONSTITUEM TEXTO. PAIVA (2016), MORAIS (2013), TEIXERA (2007), M?DULO (2007) E A BNCC FORAM TOMADOS COMO PRESSUPOSTOS TE?RICOS.