ESTE TRABALHO RELATA A IMPORTÂNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DO FUTURO DOCENTE EM GEOGRAFIA, A FIM DE APRESENTAR AS EXPERIÊNCIAS E OS RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DAS INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS REALIZADAS PELA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA GEOGRAFIA|UEPB NA ESCOLA EMEF PADRE ANTONINO AO LONGO DO ANO DE 2021. DENTRE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, DESTACASSE O PROJETO TEMÁTICO “SUSTENTABILIDADE E TECNOLOGIA” VISANDO A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA E O RESPEITO AO MEIO AMBIENTE COM ÊNFASE NA CONTRIBUIÇÃO DA GEOGRAFIA PARA O DIÁLOGO ENTRE A ESCOLA E A SUSTENTABILIDADE QUE É ALGO POSITIVO E ESSENCIAL PARA A VIDA EM SOCIEDADE. NAS DISCUSSÕES EM SALA DE AULA FOI POSSÍVEL NOTAR A PREOCUPAÇÃO DOS DISCENTES SOBRE OS IMPACTOS QUE AS NOSSAS AÇÕES E ESCOLHAS DIÁRIAS PODEM ACARRETAR NO MEIO AMBIENTE. FORAM UTILIZADOS COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS A ABORDAGEM EXPLORATÓRIA, O LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E A PESQUISA-AÇÃO. CONCLUI-SE QUE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA FUNDAMENTA-SE EM UMA POLÍTICA PÚBLICA QUE ENRIQUECE OS SUJEITOS ENVOLVIDOS NELA POR OFERECER NOVAS VISÕES DE MUNDO PARA A ESCOLA POR INTERMÉDIO DOS RESIDENTES E PROMOVER UM CONTATO SIGNIFICATIVO ENTRE A UNIVERSIDADE E A EDUCAÇÃO BÁSICA.