Artigo Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A METODOLOGIA DE PROJETOS COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP)

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOGRAFIA, PROJETOS PEDAGÓGICOS, FORMAÇÃO DOCENTE, , Comunicação Oral (CO) GT 05: Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85315
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 160
    "inscrito_id" => 71
    "titulo" => """
      A METODOLOGIA DE PROJETOS COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA\r\n
      NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP)
      """
    "resumo" => "RESUMO: O PRESENTE RELATO TEM POR OBJETIVO DESCREVER SOBRE A METODOLOGIA DE PROJETOS UTILIZADA PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) NA EEEF ANTENOR NAVARRO, EM GUARABIRA/PB E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. BUSCA MOSTRAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NAS AULAS NO ANO LETIVO DE 2021 E RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DO PRP PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. A METODOLOGIA UTILIZADA TEM COMO BASE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E OS RELATOS DE EXPERIÊNCIAS AO LONGO DO PRP NA ESCOLA-CAMPO. RESSALTA A RELEVÂNCIA DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA E TRABALHA AS QUESTÕES RELEVANTES QUE OS AUTORES ABORDAM SOBRE ESSA TEMÁTICA. DESTA FORMA, A METODOLOGIA DE PROJETOS TAMBÉM É EVIDENCIADA NO RELATO, JÁ QUE A MESMA ESTÁ RELACIONADA À ORGANIZAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS UTILIZADAS PARA O DESENVOLVIMENTO DOS PROJETOS, FAZENDO COM QUE AS AULAS DE GEOGRAFIA SE DISTANCIEM DO ENSINO TRADICIONAL E DESPERTEM O INTERESSE DOS DISCENTES.  O DESENVOLVIMENTO DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS, DURANTE A REGÊNCIA, PROPORCIONOU AOS RESIDENTES UM CONTATO MAIOR COM OS ALUNOS, POIS A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO, QUE É TRABALHADO NESSES PROJETOS, FAZ DA SALA DE AULA UM AMBIENTE MAIS DIVERTIDO E INTERATIVO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05: Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, PROJETOS PEDAGÓGICOS, FORMAÇÃO DOCENTE, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA5_ID71_10032022152019.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SEBASTIÃO CIPRIANO LOPES NETO"
    "autor_nome_curto" => "SEBASTIÃO "
    "autor_email" => "sebastiao.neto@aluno.uepb"
    "autor_ies" => "UEPB "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85315
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 160
    "inscrito_id" => 71
    "titulo" => """
      A METODOLOGIA DE PROJETOS COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA\r\n
      NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP)
      """
    "resumo" => "RESUMO: O PRESENTE RELATO TEM POR OBJETIVO DESCREVER SOBRE A METODOLOGIA DE PROJETOS UTILIZADA PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) NA EEEF ANTENOR NAVARRO, EM GUARABIRA/PB E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. BUSCA MOSTRAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NAS AULAS NO ANO LETIVO DE 2021 E RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DO PRP PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. A METODOLOGIA UTILIZADA TEM COMO BASE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E OS RELATOS DE EXPERIÊNCIAS AO LONGO DO PRP NA ESCOLA-CAMPO. RESSALTA A RELEVÂNCIA DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA E TRABALHA AS QUESTÕES RELEVANTES QUE OS AUTORES ABORDAM SOBRE ESSA TEMÁTICA. DESTA FORMA, A METODOLOGIA DE PROJETOS TAMBÉM É EVIDENCIADA NO RELATO, JÁ QUE A MESMA ESTÁ RELACIONADA À ORGANIZAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS UTILIZADAS PARA O DESENVOLVIMENTO DOS PROJETOS, FAZENDO COM QUE AS AULAS DE GEOGRAFIA SE DISTANCIEM DO ENSINO TRADICIONAL E DESPERTEM O INTERESSE DOS DISCENTES.  O DESENVOLVIMENTO DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS, DURANTE A REGÊNCIA, PROPORCIONOU AOS RESIDENTES UM CONTATO MAIOR COM OS ALUNOS, POIS A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO, QUE É TRABALHADO NESSES PROJETOS, FAZ DA SALA DE AULA UM AMBIENTE MAIS DIVERTIDO E INTERATIVO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05: Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, PROJETOS PEDAGÓGICOS, FORMAÇÃO DOCENTE, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA5_ID71_10032022152019.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SEBASTIÃO CIPRIANO LOPES NETO"
    "autor_nome_curto" => "SEBASTIÃO "
    "autor_email" => "sebastiao.neto@aluno.uepb"
    "autor_ies" => "UEPB "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de fevereiro de 2022

Resumo

RESUMO: O PRESENTE RELATO TEM POR OBJETIVO DESCREVER SOBRE A METODOLOGIA DE PROJETOS UTILIZADA PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) NA EEEF ANTENOR NAVARRO, EM GUARABIRA/PB E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. BUSCA MOSTRAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NAS AULAS NO ANO LETIVO DE 2021 E RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DO PRP PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. A METODOLOGIA UTILIZADA TEM COMO BASE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E OS RELATOS DE EXPERIÊNCIAS AO LONGO DO PRP NA ESCOLA-CAMPO. RESSALTA A RELEVÂNCIA DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA E TRABALHA AS QUESTÕES RELEVANTES QUE OS AUTORES ABORDAM SOBRE ESSA TEMÁTICA. DESTA FORMA, A METODOLOGIA DE PROJETOS TAMBÉM É EVIDENCIADA NO RELATO, JÁ QUE A MESMA ESTÁ RELACIONADA À ORGANIZAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS UTILIZADAS PARA O DESENVOLVIMENTO DOS PROJETOS, FAZENDO COM QUE AS AULAS DE GEOGRAFIA SE DISTANCIEM DO ENSINO TRADICIONAL E DESPERTEM O INTERESSE DOS DISCENTES. O DESENVOLVIMENTO DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS, DURANTE A REGÊNCIA, PROPORCIONOU AOS RESIDENTES UM CONTATO MAIOR COM OS ALUNOS, POIS A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO, QUE É TRABALHADO NESSES PROJETOS, FAZ DA SALA DE AULA UM AMBIENTE MAIS DIVERTIDO E INTERATIVO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.