Artigo Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO INICIAL ATUANDO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL, PROFESSOR REFLEXIVO, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, , Comunicação Oral (CO) GT 08: Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85376
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 221
    "inscrito_id" => 25
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO INICIAL ATUANDO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL"
    "resumo" => "O ANO DE 2020 FOI SURPREENDIDO PELA DISSEMINAÇÃO DA COVID-19 E, DIVERSAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO FORAM ORIENTADAS A OFERTA DE AULAS ONLINE AO INVÉS DE AULAS PRESENCIAIS. A PARTIR DISSO, PODE-SE DIZER QUE O ENSINO REMOTO FOI UMA MEDIDA EMERGENCIAL QUE SURGIU CHEIA DE DESAFIOS, MAS QUE TAMBÉM TROUXE INFINITAS POSSIBILIDADES ACERCA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. SENDO ASSIM, NESTE TRABALHO PRETENDE-SE, DE MANEIRA GERAL, DESCREVER AS ATIVIDADES NO CAMPO TEÓRICO E PRÁTICO DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - SUBPROJETO DE LETRAS/INGLÊS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS TEMOS: (I) APRESENTAR E DISCUTIR MOMENTOS DE FORMAÇÃO, PLANEJAMENTO E REGÊNCIA VIVENCIADOS POR MIM E MINHA DUPLA NO REFERIDO PROGRAMA DURANTE O ENSINO REMOTO; II) ANALISAR ALGUMAS AULAS DESCRITAS, MENCIONANDO O QUE FOI SATISFATÓRIO E/OU NÃO E POR QUE E, FINALMENTE, (IV) REFLETIR ACERCA DO PROFESSOR REMOTO, DESTACANDO A REINVENÇÃO DA NOSSA PRÁTICA PEDAGÓGICA FRENTE A SITUAÇÃO DE ENSINO VIGENTE.COMO JUSTIFICATIVA, ACREDITA-SE QUE A EXPERIÊNCIA QUE AQUI SERÁ RELATADA É DE GRANDE VALIA PARA OUTROS PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL, UMA VEZ QUE AS VIVÊNCIAS DOS MESMOS PODEM DIALOGAR COM A QUE SERÁ RELATADA, PROVOCANDO ASSIM, UM INTERCÂMBIO DE SABERES E PRÁTICAS. ALÉM DISSO, ESPERA-SE QUE TAL EXPERIÊNCIA POSSA CONTRIBUIR COM A CONSTRUÇÃO DE OUTRAS VIVÊNCIAS E/OU ESTUDOS NA ÁREA DE FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL. COMO SUPORTE TEÓRICO, NOS APOIAMOS NAS IDEIAS DE MOREIRA, HENRIQUES E BARROS (2020), SALOMÃO (2013), ABRAHÃO (2012), MACHADO E CRISTOVÃO (2006), DOLZ E SCHNEUWLY (2004) E PIMENTA (1999)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08: Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL, PROFESSOR REFLEXIVO, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA8_ID25_10032022214434.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACKELINE SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JACKIE"
    "autor_email" => "newbrunswickbel@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85376
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 221
    "inscrito_id" => 25
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO INICIAL ATUANDO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL"
    "resumo" => "O ANO DE 2020 FOI SURPREENDIDO PELA DISSEMINAÇÃO DA COVID-19 E, DIVERSAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO FORAM ORIENTADAS A OFERTA DE AULAS ONLINE AO INVÉS DE AULAS PRESENCIAIS. A PARTIR DISSO, PODE-SE DIZER QUE O ENSINO REMOTO FOI UMA MEDIDA EMERGENCIAL QUE SURGIU CHEIA DE DESAFIOS, MAS QUE TAMBÉM TROUXE INFINITAS POSSIBILIDADES ACERCA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. SENDO ASSIM, NESTE TRABALHO PRETENDE-SE, DE MANEIRA GERAL, DESCREVER AS ATIVIDADES NO CAMPO TEÓRICO E PRÁTICO DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - SUBPROJETO DE LETRAS/INGLÊS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS TEMOS: (I) APRESENTAR E DISCUTIR MOMENTOS DE FORMAÇÃO, PLANEJAMENTO E REGÊNCIA VIVENCIADOS POR MIM E MINHA DUPLA NO REFERIDO PROGRAMA DURANTE O ENSINO REMOTO; II) ANALISAR ALGUMAS AULAS DESCRITAS, MENCIONANDO O QUE FOI SATISFATÓRIO E/OU NÃO E POR QUE E, FINALMENTE, (IV) REFLETIR ACERCA DO PROFESSOR REMOTO, DESTACANDO A REINVENÇÃO DA NOSSA PRÁTICA PEDAGÓGICA FRENTE A SITUAÇÃO DE ENSINO VIGENTE.COMO JUSTIFICATIVA, ACREDITA-SE QUE A EXPERIÊNCIA QUE AQUI SERÁ RELATADA É DE GRANDE VALIA PARA OUTROS PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL, UMA VEZ QUE AS VIVÊNCIAS DOS MESMOS PODEM DIALOGAR COM A QUE SERÁ RELATADA, PROVOCANDO ASSIM, UM INTERCÂMBIO DE SABERES E PRÁTICAS. ALÉM DISSO, ESPERA-SE QUE TAL EXPERIÊNCIA POSSA CONTRIBUIR COM A CONSTRUÇÃO DE OUTRAS VIVÊNCIAS E/OU ESTUDOS NA ÁREA DE FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL. COMO SUPORTE TEÓRICO, NOS APOIAMOS NAS IDEIAS DE MOREIRA, HENRIQUES E BARROS (2020), SALOMÃO (2013), ABRAHÃO (2012), MACHADO E CRISTOVÃO (2006), DOLZ E SCHNEUWLY (2004) E PIMENTA (1999)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08: Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL, PROFESSOR REFLEXIVO, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA8_ID25_10032022214434.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACKELINE SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JACKIE"
    "autor_email" => "newbrunswickbel@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de fevereiro de 2022

Resumo

O ANO DE 2020 FOI SURPREENDIDO PELA DISSEMINAÇÃO DA COVID-19 E, DIVERSAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO FORAM ORIENTADAS A OFERTA DE AULAS ONLINE AO INVÉS DE AULAS PRESENCIAIS. A PARTIR DISSO, PODE-SE DIZER QUE O ENSINO REMOTO FOI UMA MEDIDA EMERGENCIAL QUE SURGIU CHEIA DE DESAFIOS, MAS QUE TAMBÉM TROUXE INFINITAS POSSIBILIDADES ACERCA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. SENDO ASSIM, NESTE TRABALHO PRETENDE-SE, DE MANEIRA GERAL, DESCREVER AS ATIVIDADES NO CAMPO TEÓRICO E PRÁTICO DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - SUBPROJETO DE LETRAS/INGLÊS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS TEMOS: (I) APRESENTAR E DISCUTIR MOMENTOS DE FORMAÇÃO, PLANEJAMENTO E REGÊNCIA VIVENCIADOS POR MIM E MINHA DUPLA NO REFERIDO PROGRAMA DURANTE O ENSINO REMOTO; II) ANALISAR ALGUMAS AULAS DESCRITAS, MENCIONANDO O QUE FOI SATISFATÓRIO E/OU NÃO E POR QUE E, FINALMENTE, (IV) REFLETIR ACERCA DO PROFESSOR REMOTO, DESTACANDO A REINVENÇÃO DA NOSSA PRÁTICA PEDAGÓGICA FRENTE A SITUAÇÃO DE ENSINO VIGENTE.COMO JUSTIFICATIVA, ACREDITA-SE QUE A EXPERIÊNCIA QUE AQUI SERÁ RELATADA É DE GRANDE VALIA PARA OUTROS PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL, UMA VEZ QUE AS VIVÊNCIAS DOS MESMOS PODEM DIALOGAR COM A QUE SERÁ RELATADA, PROVOCANDO ASSIM, UM INTERCÂMBIO DE SABERES E PRÁTICAS. ALÉM DISSO, ESPERA-SE QUE TAL EXPERIÊNCIA POSSA CONTRIBUIR COM A CONSTRUÇÃO DE OUTRAS VIVÊNCIAS E/OU ESTUDOS NA ÁREA DE FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL. COMO SUPORTE TEÓRICO, NOS APOIAMOS NAS IDEIAS DE MOREIRA, HENRIQUES E BARROS (2020), SALOMÃO (2013), ABRAHÃO (2012), MACHADO E CRISTOVÃO (2006), DOLZ E SCHNEUWLY (2004) E PIMENTA (1999).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.