O ANO DE 2020 FOI SURPREENDIDO PELA DISSEMINAÇÃO DA COVID-19 E, DIVERSAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO FORAM ORIENTADAS A OFERTA DE AULAS ONLINE AO INVÉS DE AULAS PRESENCIAIS. A PARTIR DISSO, PODE-SE DIZER QUE O ENSINO REMOTO FOI UMA MEDIDA EMERGENCIAL QUE SURGIU CHEIA DE DESAFIOS, MAS QUE TAMBÉM TROUXE INFINITAS POSSIBILIDADES ACERCA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. SENDO ASSIM, NESTE TRABALHO PRETENDE-SE, DE MANEIRA GERAL, DESCREVER AS ATIVIDADES NO CAMPO TEÓRICO E PRÁTICO DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - SUBPROJETO DE LETRAS/INGLÊS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS TEMOS: (I) APRESENTAR E DISCUTIR MOMENTOS DE FORMAÇÃO, PLANEJAMENTO E REGÊNCIA VIVENCIADOS POR MIM E MINHA DUPLA NO REFERIDO PROGRAMA DURANTE O ENSINO REMOTO; II) ANALISAR ALGUMAS AULAS DESCRITAS, MENCIONANDO O QUE FOI SATISFATÓRIO E/OU NÃO E POR QUE E, FINALMENTE, (IV) REFLETIR ACERCA DO PROFESSOR REMOTO, DESTACANDO A REINVENÇÃO DA NOSSA PRÁTICA PEDAGÓGICA FRENTE A SITUAÇÃO DE ENSINO VIGENTE.COMO JUSTIFICATIVA, ACREDITA-SE QUE A EXPERIÊNCIA QUE AQUI SERÁ RELATADA É DE GRANDE VALIA PARA OUTROS PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL, UMA VEZ QUE AS VIVÊNCIAS DOS MESMOS PODEM DIALOGAR COM A QUE SERÁ RELATADA, PROVOCANDO ASSIM, UM INTERCÂMBIO DE SABERES E PRÁTICAS. ALÉM DISSO, ESPERA-SE QUE TAL EXPERIÊNCIA POSSA CONTRIBUIR COM A CONSTRUÇÃO DE OUTRAS VIVÊNCIAS E/OU ESTUDOS NA ÁREA DE FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL. COMO SUPORTE TEÓRICO, NOS APOIAMOS NAS IDEIAS DE MOREIRA, HENRIQUES E BARROS (2020), SALOMÃO (2013), ABRAHÃO (2012), MACHADO E CRISTOVÃO (2006), DOLZ E SCHNEUWLY (2004) E PIMENTA (1999).