RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: BREVE RELATO
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85196 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 36 "inscrito_id" => 274 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: BREVE RELATO" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM POR FINALIDADE EXTERNAR AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS ENQUANTO BOLSISTAS RESIDENTES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA-SUBPROJETO DE PEDAGOGIA/CAMPUS III - UEPB (2020-2021). O INTERESSE PELO TEMA SURGIU MEDIANTE NOSSA PARTICIPAÇÃO NESTE PROGRAMA, TENDO POR OBJETIVO DESTACAR AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, AS EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO E AS ATIVIDADES PRÁTICAS E DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA REALIZADAS DE FORMA REMOTA EM UMA TURMA DE 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARIA DA PIEDADE MEDEIROS PAIVA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE GUARABIRA/PB. A VIVÊNCIA NA ESCOLA NESSE FORMATO REMOTO NOS TROUXE UMA EXPERIÊNCIA ÍMPAR, NECESSÁRIA A NOSSA FORMAÇÃO, ONDE FORAM PERCEPTÍVEIS AS MUDANÇAS NO CONTEXTO ESCOLAR EM DECORRÊNCIA DO CONTEXTO DE PANDEMIA. PARA TANTO, FORAM CONSULTADOS CARVALHO (1992); GIL (2008); MINAYO (2007); NOVAES (2020); E PIMENTA E LIMA (2006). O ESTUDO BASEOU-SE NO MÉTODO OBSERVACIONAL, ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, HAVENDO INTERFERÊNCIA DO OBSERVADOR AO AMBIENTE OBSERVADO. CONSTATOU-SE QUE A ESTRATÉGIA ADOTADA COM AS AULAS REMOTAS, RESSALTOU ALGUMAS DESIGUALDADES E DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES COMO TAMBÉM PELOS FAMILIARES E ALUNOS, MAS COM A UNIÃO FAMÍLIA-ESCOLA É POSSÍVEL MINIMIZAR OS OBSTÁCULOS PARA UMA EDUCAÇÃO ACESSÍVEL A TODOS. CONSTATAMOS AINDA A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11: O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA., ENSINO FUNDAMENTAL., PANDEMIA COVID-19., , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA11_ID274_03032022165242.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REBECA DE OLIVEIRA CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "REBECA" "autor_email" => "rebecacavalcante120@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85196 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 36 "inscrito_id" => 274 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: BREVE RELATO" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM POR FINALIDADE EXTERNAR AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS ENQUANTO BOLSISTAS RESIDENTES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA-SUBPROJETO DE PEDAGOGIA/CAMPUS III - UEPB (2020-2021). O INTERESSE PELO TEMA SURGIU MEDIANTE NOSSA PARTICIPAÇÃO NESTE PROGRAMA, TENDO POR OBJETIVO DESTACAR AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, AS EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO E AS ATIVIDADES PRÁTICAS E DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA REALIZADAS DE FORMA REMOTA EM UMA TURMA DE 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARIA DA PIEDADE MEDEIROS PAIVA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE GUARABIRA/PB. A VIVÊNCIA NA ESCOLA NESSE FORMATO REMOTO NOS TROUXE UMA EXPERIÊNCIA ÍMPAR, NECESSÁRIA A NOSSA FORMAÇÃO, ONDE FORAM PERCEPTÍVEIS AS MUDANÇAS NO CONTEXTO ESCOLAR EM DECORRÊNCIA DO CONTEXTO DE PANDEMIA. PARA TANTO, FORAM CONSULTADOS CARVALHO (1992); GIL (2008); MINAYO (2007); NOVAES (2020); E PIMENTA E LIMA (2006). O ESTUDO BASEOU-SE NO MÉTODO OBSERVACIONAL, ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, HAVENDO INTERFERÊNCIA DO OBSERVADOR AO AMBIENTE OBSERVADO. CONSTATOU-SE QUE A ESTRATÉGIA ADOTADA COM AS AULAS REMOTAS, RESSALTOU ALGUMAS DESIGUALDADES E DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES COMO TAMBÉM PELOS FAMILIARES E ALUNOS, MAS COM A UNIÃO FAMÍLIA-ESCOLA É POSSÍVEL MINIMIZAR OS OBSTÁCULOS PARA UMA EDUCAÇÃO ACESSÍVEL A TODOS. CONSTATAMOS AINDA A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11: O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA., ENSINO FUNDAMENTAL., PANDEMIA COVID-19., , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA11_ID274_03032022165242.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REBECA DE OLIVEIRA CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "REBECA" "autor_email" => "rebecacavalcante120@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }