Artigo Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

EDUCAR PARA EQUIDADE SOBRE OS POVOS CIGANOS: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Palavra-chaves: CIGANO, SOCIEDADE, ACADEMIA, EDUCAÇÃO, Comunicação Oral (CO) GT 06: Ensino de História e formação docente
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Publicado em 17 de fevereiro de 2022

Resumo

OS CIGANOS SÃO MARGINALIZADOS NO BRASIL CONSTANTEMENTE, SEJA NA SOCIEDADE, COMO NA ACADEMIA. ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR ATRAVÉS DO RELATO DO SUBPROJETO DO NAVEGA ARTE CIGANO, DESMISTIFICAR O OLHAR PEJORATIVO QUE SE TEM SOBRE OS POVOS CIGANOS, ABORDANDO SUAS DIVERSIDADES CULTURAIS, SEUS NOMADISMOS, DESCONSTRUINDO ESTEREÓTIPOS E GENERALIZAÇÕES SOBRE A CULTURA CIGANA E SEU POVO. NOSSA PROPOSTA É PROBLEMATIZAR COMO OS CIGANOS SÃO DESLEGITIMADOS DESDE A UNIÃO IBÉRICA, VENDO QUE ERAM PROIBIDOS DE PRATICAR SUA CULTURA POR LEI, EM QUE ACABAM PERDENDO DIREITOS POR RAZÃO DA LOCOMOÇÃO ENTRE OS TERRITÓRIOS. PONTUANDO A DIFICULDADE DE SE ENTENDER A ENORME DIVERSIDADE CIGANA, QUANDO SE GENERALIZA COMO ÚNICA. ALÉM DE QUE, RESSALTAMOS O PROCESSO DE CHEGADA DOS CIGANOS NO PERÍODO COLONIAL DO BRASIL, MOSTRANDO COMO NA EDUCAÇÃO ELES FORAM EXCLUÍDOS, POR CAUSA DA ELITIZAÇÃO DO CONHECIMENTO. TRABALHAMOS NA PERSPECTIVA DE PROPORCIONAR O DEBATE ACERCA DOS POVOS CIGANOS. NOSSA METODOLOGIA É POR MEIO DE UMA PESQUISA DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA. ACREDITAMOS QUE ESSE DEBATE VAI ABRIR NOVOS OLHARES E CAMINHOS PARA ESSES POVOS NO BRASIL.

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