Artigo Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA (COVID-19)

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOGRAFIA., ENSINO REMOTO., FORMAÇÃO DOCENTE., RELATO DE EXPERIÊNCIA., TECNOLOGIAS DIGITAIS. Comunicação Oral (CO) GT 05: Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85170
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 6
    "inscrito_id" => 49
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA (COVID-19)"
    "resumo" => "ESTE ESTUDO ? RESULTADO DAS EXPERI?NCIAS VIVENCIADAS AO LONGO DO PROGRAMA RESID?NCIA PEDAG?GICA (PRP) - EDITAL 2020, OFERTADO A PARTIR DE CONV?NIO CELEBRADO ENTRE A UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA (UEPB) E A COORDENA??O DE APERFEI?OAMENTO DE PESSOAL DE N?VEL (CAPES) QUE OCORREU NO ?MBITO DA UNIDADE DE ENSINO: ESCOLA CIDAD? INTEGRAL T?CNICA FRANCISCO ERNESTO DO R?GO LOCALIZADA NO MUNIC?PIO DE QUEIMADAS - PB, NO PER?ODO DE OUTUBRO DE 2020 A MAR?O DE 2021, COM ATIVIDADES REALIZADAS DE FORMA REMOTA POR CAUSA DA PANDEMIA (COVID-19), TENDO SIDO INTERVINDA AS TURMAS DO 1? E 2? ANO DO ENSINO M?DIO INTEGRADO DISCIPLINA DE GEOGRAFIA. PARA TANTO, OBJETIVOU-SE RELATAR COMO SE DEU A RESID?NCIA PEDAG?GICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DAS EXPERI?NCIAS VIVENCIADAS DE FORMA REMOTA EM TEMPOS DE PANDEMIA (COVID-19). TRATA-SE DO TIPO DE PESQUISA QUE CLASSIFICA-SE: QUANTO ? NATUREZA, COMO PESQUISA B?SICA; QUANTO AOS OBJETIVOS, PESQUISA EXPLORAT?RIA E DESCRITIVA; QUANTO ? FORMA DE ABORDAGEM, PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA; QUANTO AOS PROCEDIMENTOS, ESTUDO DE CAMPO E QUANTO ?S FONTES DE INFORMA??ES, PESQUISA E DOCUMENTAL. DESSA FORMA, CONCLUI-SE QUE PARTICIPA??O NO REFERIDO PROGRAMA FOI DE EXTREMA IMPORTANTE, CONSIDERANDO QUE O MESMO PROPORCIONOU A OPORTUNIDADE DE VIVENCIAR A EXPERI?NCIA DE FORMA PR?TICA EM SALA DE AULA AINDA QUE REMOTA E, SOBRETUDO, REFLETIR A RESPEITO DAS DIFICULDADES QUE O PROFESSOR DE GEOGRAFIA PODER? ENCONTRAR FUTURAMENTE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05: Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA., ENSINO REMOTO., FORMAÇÃO DOCENTE., RELATO DE EXPERIÊNCIA., TECNOLOGIAS DIGITAIS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA_ID49_01042022090625.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAMILTON COSTA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JAM"
    "autor_email" => "jcp_jamiltoncosta@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85170
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 6
    "inscrito_id" => 49
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA (COVID-19)"
    "resumo" => "ESTE ESTUDO ? RESULTADO DAS EXPERI?NCIAS VIVENCIADAS AO LONGO DO PROGRAMA RESID?NCIA PEDAG?GICA (PRP) - EDITAL 2020, OFERTADO A PARTIR DE CONV?NIO CELEBRADO ENTRE A UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA (UEPB) E A COORDENA??O DE APERFEI?OAMENTO DE PESSOAL DE N?VEL (CAPES) QUE OCORREU NO ?MBITO DA UNIDADE DE ENSINO: ESCOLA CIDAD? INTEGRAL T?CNICA FRANCISCO ERNESTO DO R?GO LOCALIZADA NO MUNIC?PIO DE QUEIMADAS - PB, NO PER?ODO DE OUTUBRO DE 2020 A MAR?O DE 2021, COM ATIVIDADES REALIZADAS DE FORMA REMOTA POR CAUSA DA PANDEMIA (COVID-19), TENDO SIDO INTERVINDA AS TURMAS DO 1? E 2? ANO DO ENSINO M?DIO INTEGRADO DISCIPLINA DE GEOGRAFIA. PARA TANTO, OBJETIVOU-SE RELATAR COMO SE DEU A RESID?NCIA PEDAG?GICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DAS EXPERI?NCIAS VIVENCIADAS DE FORMA REMOTA EM TEMPOS DE PANDEMIA (COVID-19). TRATA-SE DO TIPO DE PESQUISA QUE CLASSIFICA-SE: QUANTO ? NATUREZA, COMO PESQUISA B?SICA; QUANTO AOS OBJETIVOS, PESQUISA EXPLORAT?RIA E DESCRITIVA; QUANTO ? FORMA DE ABORDAGEM, PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA; QUANTO AOS PROCEDIMENTOS, ESTUDO DE CAMPO E QUANTO ?S FONTES DE INFORMA??ES, PESQUISA E DOCUMENTAL. DESSA FORMA, CONCLUI-SE QUE PARTICIPA??O NO REFERIDO PROGRAMA FOI DE EXTREMA IMPORTANTE, CONSIDERANDO QUE O MESMO PROPORCIONOU A OPORTUNIDADE DE VIVENCIAR A EXPERI?NCIA DE FORMA PR?TICA EM SALA DE AULA AINDA QUE REMOTA E, SOBRETUDO, REFLETIR A RESPEITO DAS DIFICULDADES QUE O PROFESSOR DE GEOGRAFIA PODER? ENCONTRAR FUTURAMENTE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05: Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA., ENSINO REMOTO., FORMAÇÃO DOCENTE., RELATO DE EXPERIÊNCIA., TECNOLOGIAS DIGITAIS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA_ID49_01042022090625.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAMILTON COSTA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JAM"
    "autor_email" => "jcp_jamiltoncosta@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de fevereiro de 2022

Resumo

ESTE ESTUDO ? RESULTADO DAS EXPERI?NCIAS VIVENCIADAS AO LONGO DO PROGRAMA RESID?NCIA PEDAG?GICA (PRP) - EDITAL 2020, OFERTADO A PARTIR DE CONV?NIO CELEBRADO ENTRE A UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA (UEPB) E A COORDENA??O DE APERFEI?OAMENTO DE PESSOAL DE N?VEL (CAPES) QUE OCORREU NO ?MBITO DA UNIDADE DE ENSINO: ESCOLA CIDAD? INTEGRAL T?CNICA FRANCISCO ERNESTO DO R?GO LOCALIZADA NO MUNIC?PIO DE QUEIMADAS - PB, NO PER?ODO DE OUTUBRO DE 2020 A MAR?O DE 2021, COM ATIVIDADES REALIZADAS DE FORMA REMOTA POR CAUSA DA PANDEMIA (COVID-19), TENDO SIDO INTERVINDA AS TURMAS DO 1? E 2? ANO DO ENSINO M?DIO INTEGRADO DISCIPLINA DE GEOGRAFIA. PARA TANTO, OBJETIVOU-SE RELATAR COMO SE DEU A RESID?NCIA PEDAG?GICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DAS EXPERI?NCIAS VIVENCIADAS DE FORMA REMOTA EM TEMPOS DE PANDEMIA (COVID-19). TRATA-SE DO TIPO DE PESQUISA QUE CLASSIFICA-SE: QUANTO ? NATUREZA, COMO PESQUISA B?SICA; QUANTO AOS OBJETIVOS, PESQUISA EXPLORAT?RIA E DESCRITIVA; QUANTO ? FORMA DE ABORDAGEM, PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA; QUANTO AOS PROCEDIMENTOS, ESTUDO DE CAMPO E QUANTO ?S FONTES DE INFORMA??ES, PESQUISA E DOCUMENTAL. DESSA FORMA, CONCLUI-SE QUE PARTICIPA??O NO REFERIDO PROGRAMA FOI DE EXTREMA IMPORTANTE, CONSIDERANDO QUE O MESMO PROPORCIONOU A OPORTUNIDADE DE VIVENCIAR A EXPERI?NCIA DE FORMA PR?TICA EM SALA DE AULA AINDA QUE REMOTA E, SOBRETUDO, REFLETIR A RESPEITO DAS DIFICULDADES QUE O PROFESSOR DE GEOGRAFIA PODER? ENCONTRAR FUTURAMENTE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.