A ELABORAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD) AUXILIA O PROFESSOR NA ORGANIZAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DO MATERIAL PEDAGÓGICO A SER REALIZADO EM SALA DE AULA. NESTA INVESTIGAÇÃO OBJETIVAMOS DESCREVER UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA VOLTADA PARA A COMPETÊNCIA III, DO GÊNERO TEXTUAL REDAÇÃO DO ENEM, E REFLETIR SOBRE O QUE FOI POSTO EM PRÁTICA. A PESQUISA, DE NATUREZA QUALITATIVA, TEM POR PARTICIPANTES PIBIDIANOS DO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS DO CAMPUS I, DA UEPB, INSERIDOS NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID- COTA 2020/2022). O APORTE TEÓRICO UTILIZADO PARA A ANÁLISE TEM POR BASE: (SCHNEUWLY & DOLZ, 2004); (MACHADO, 2009) (BRONCKART, 2006, 2008) DENTRE OUTROS. OS RESULTADOS OBTIDOS NOS LEVARAM A REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PLANIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE, INDEPENDENTEMENTE DO CONTEXTO DE ENSINO (PRESENCIAL, REMOTO ETC.), BEM COMO COMPREENDER QUE NEM TUDO QUE FOI PLANIFICADO É POSSÍVEL DE SER EFETIVAMENTE REALIZADO, CONFIGURA-SE COMO CONFLITOS, IMPEDIMENTOS EM SALA DE AULA. ESSA VIVÊNCIA NOS PERMITIU COMPREENDER A NATUREZA DO TRABALHO DOCENTE A PARTIR DOS ANOS INICIAIS DA FORMAÇÃO.