PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL (PROINFO): CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC)
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8263 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 301 "inscrito_id" => 558 "titulo" => "PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL (PROINFO): CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC)" "resumo" => "Este artigo parte da experiência do Trabalho de Conclusão de Curso TCC em Pedagogia/UERN. Reflete as contribuições do Programa Nacional de Tecnologia Educacional PROINFO para a formação continuada dos professores com uso das tecnologias da informação e comunicação TIC. Objetivamos conhecer quais as contribuições formativas do Programa para o professor que faz uso das tecnologias da informação e comunicação; analisar a experiência do PROINFO no Município de Caraúbas/RN; e compreender a importância do PROINFO para o trabalho pedagógico com as TIC. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e empírico. No estudo bibliográfico, nos aproximamos das concepções de Valente (1999); Almeida (2003); Tornaghi (2010); na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e no Decreto nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007 que dispõe sobre o PROINFO. Na pesquisa empírica realizamos entrevistas com professores participantes do Programa. A pesquisa possibilitou-nos compreender que a aprendizagem e o desenvolvimento sobre o uso das tecnologias da informação e educação no ato educativo proporcionadas no PROINFO, contribuem para que os sujeitos ampliem a compreensão e o uso das tecnologias no âmbito pedagógico, suas influências nas dinâmicas sociais contemporâneas, gerando transformações sociais, culturais e políticas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "O ensino e as tecnologias da informação e comunicação (TIC)" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC, FORMAÇÃO CONTINUADA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_28_09_2014_10_22_21_idinscrito_558_dfa5329440990dce752df876431ece14.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAQUÉZIA EMÍLIA DE MORAIS" "autor_nome_curto" => "MAQUÉZIA" "autor_email" => "maquezia@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8263 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 301 "inscrito_id" => 558 "titulo" => "PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL (PROINFO): CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC)" "resumo" => "Este artigo parte da experiência do Trabalho de Conclusão de Curso TCC em Pedagogia/UERN. Reflete as contribuições do Programa Nacional de Tecnologia Educacional PROINFO para a formação continuada dos professores com uso das tecnologias da informação e comunicação TIC. Objetivamos conhecer quais as contribuições formativas do Programa para o professor que faz uso das tecnologias da informação e comunicação; analisar a experiência do PROINFO no Município de Caraúbas/RN; e compreender a importância do PROINFO para o trabalho pedagógico com as TIC. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e empírico. No estudo bibliográfico, nos aproximamos das concepções de Valente (1999); Almeida (2003); Tornaghi (2010); na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e no Decreto nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007 que dispõe sobre o PROINFO. Na pesquisa empírica realizamos entrevistas com professores participantes do Programa. A pesquisa possibilitou-nos compreender que a aprendizagem e o desenvolvimento sobre o uso das tecnologias da informação e educação no ato educativo proporcionadas no PROINFO, contribuem para que os sujeitos ampliem a compreensão e o uso das tecnologias no âmbito pedagógico, suas influências nas dinâmicas sociais contemporâneas, gerando transformações sociais, culturais e políticas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "O ensino e as tecnologias da informação e comunicação (TIC)" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC, FORMAÇÃO CONTINUADA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_28_09_2014_10_22_21_idinscrito_558_dfa5329440990dce752df876431ece14.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAQUÉZIA EMÍLIA DE MORAIS" "autor_nome_curto" => "MAQUÉZIA" "autor_email" => "maquezia@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }