RESUMO: O trabalho em desenvolvimento é referente a uma pesquisa desenvolvida em uma escola municipal de Pau dos Ferros, com o interesse de saber: De que forma a escola tem educado seus alunos para a cidadania no trânsito? Neste sentido o objetivo é analisar como se encontra o processo educacional de e para o trânsito na perspectiva da formação cidadã na instituição escolar. Como metodologia dispõe-se da análise de um questionário estruturado, aplicado a professores de uma escola municipal da cidade de Pau dos Ferros, a fim de uma compreensão acerca do trabalho desenvolvido nas escolas de nossa região a respeito da formação das crianças para atuação no trânsito. Na parte teórica dispõe-se das leituras e reflexões do: Brasil (1997); Brasil(1988); Brasil(2000); Rozestraten (1998); Vasconcellos (1998). Permitindo aprofundamento teórico com maiores subsídios para discussão sobre a importância e a necessidade de incluir a temática da educação no trânsito no currículo escolar de forma interdisciplinar nas disciplinas existentes, onde o professor planeje aulas criativas que proporcione o sucesso do processo ensino e aprendizagem.