Este trabalho foi desenvolvido como atividade do componente curricular Corpo, Movimento e Ludicidade, realizado no 7º período do Curso de Pedagogia – CAMEAM/UERN, com objetivo de explicitar algumas práticas dos educadores infantis, com base nas experiências vivenciadas ao longo da formação inicial, principalmente, no Estágio Supervisionado I, no qual, pode-se constatar que, o brincar e educar estão impregnados como elementos indissociáveis, da prática infantil, porém, divergem no seu sentido conceitual, mas se aproximam por sua relação com o aprender. Assim, buscamos ainda, compreender qual a representação e o papel do brinquedo para uma prática significativa, levando em consideração os aspectos funcionais e simbólicos do mesmo, compreende-o como ferramenta lúdica e indispensável para a promoção da aprendizagem. Para tanto, utilizaremos como aporte teórico autores como (BROUGERE, 1997) (ARIÈS, 1981) (ASSIS, 2010), e dentre outros autores, que pesquisam acerca da infância e das contribuições do brincar e do educar na educação infantil. Portanto, compreendemos que a brincadeira juntamente com a representação do brinquedo surge como facilitadores para a promoção de uma prática significativa, que resgate o contexto da criança, mas que, ao mesmo tempo, insira-a no mundo das letras, da fantasia, do lúdico e do imaginário.