Este texto debate as contribuições do portfólio para os alunos do Estágio Supervisionado I na construção da sua prática docente. Partimos do desejo de socializar as experiências de alunas do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande Norte – UERN/Campus Central através do portfólio como instrumento de registro dos aprendizados construídos no decorrer do estágio. O percurso metodológico foi composto por pesquisa bibliográfica dos autores que discutem sobre estágio como Pimenta e Lima (2008) e sobre portfólio, como Nascimento, Silva e Lima (2013) e Villas Boas (2004) e pela análise dos portfólios construídos por três alunas: Fernandes (2011), Santos (2012) e Soares Mota (2013) do Curso de Pedagogia, na disciplina de Estágio Supervisionado I desenvolvido na Educação Infantil. Percebemos no decorrer do estudo o reconhecimento do estágio como colaborador para a construção das práticas pedagógicas. Outro achado com esta pesquisa foi que a metodologia do portfólio possibilita relembrar as angústias, as práticas pedagógicas realizadas e às mudanças ocorridas no planejamento para se adequar as necessidades diárias das crianças. Desse modo entendemos que por meio da construção do portfólio o futuro pedagogo aprende a avaliar suas próprias práticas no intuito de rever seus conceitos e ações no decorrer do estágio.