Artigo Anais V SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

A FORMAÇÃO DE LEITORES PARA ALÉM ESCOLA

Palavra-chaves: LEITURA, SALA DE AULA, INTERVENÇÃO Comunicação Oral (CO) A leitura e a formação de leitores: importância e contribuições para o desenvolvimento social da criança
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8071
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 390
    "inscrito_id" => 260
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DE LEITORES PARA ALÉM ESCOLA"
    "resumo" => "Neste artigo será apresentado o resultado do projeto de intervenção “Biblioteca Itinerante” realizado na primeira fase do Mestrado Acadêmico em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, a partir da disciplina: Formação do Leitor e Ensino de Literatura. O nosso objetivo é contribuir e ampliar as discussões acerca da leitura no ensino fundamental, refletindo sobre a prática efetivada diariamente em sala de aula, o argumento dos docentes referente à sua ação e sobre a aplicação do projeto interventivo de leitura ora mencionado. Este último, desenvolve-se com a finalidade de colaborar, partindo das suas múltiplas ações, na construção do processo de ensino-aprendizagem e formação do leitor. Foi nossa pretensão identificar as possíveis diferenças entre a leitura realizada na escola e aquela praticada em outros contextos, bem como, ampliar o diálogo nas diferentes linguagens, numa perspectiva que possibilite transformar o processo educacional dos leitores em formação. Nossas análises e constatações são baseadas em dizeres de grandes autores que discutem essa problemática envolvendo o ato de ler e a consequente formação leitora, entre eles: Maia (2007); Cosson (2014); Sole (1998) Kaufman (1995); Ramos (2011) entre outros que se inserem nesse contexto da necessidade urgente quanto às inovações do trabalho com o texto em sala de aula e fora dela. Para tanto fizemos o uso de um projeto de intervenção, com momentos dialógicos, e ainda, usamos os relatos e depoimentos dos sujeitos envolvidos no processo de intervenção. É uma pesquisa de cunho qualitativo, numa abordagem da pesquisa-ação. Como resultados, tecemos que há uma necessidade urgente quanto às inovações técnico-metodológicas de ensino da leitura nas escolas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "A leitura e a formação de leitores: importância e contribuições para o desenvolvimento social da criança"
    "palavra_chave" => "LEITURA, SALA DE AULA, INTERVENÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_09_2014_14_14_00_idinscrito_260_c54c822e415e79e28a8a4b357bec5a07.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GENISA LIMA DE SOUSA RAULINO"
    "autor_nome_curto" => "GENISA"
    "autor_email" => "genisalima@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8071
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 390
    "inscrito_id" => 260
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DE LEITORES PARA ALÉM ESCOLA"
    "resumo" => "Neste artigo será apresentado o resultado do projeto de intervenção “Biblioteca Itinerante” realizado na primeira fase do Mestrado Acadêmico em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, a partir da disciplina: Formação do Leitor e Ensino de Literatura. O nosso objetivo é contribuir e ampliar as discussões acerca da leitura no ensino fundamental, refletindo sobre a prática efetivada diariamente em sala de aula, o argumento dos docentes referente à sua ação e sobre a aplicação do projeto interventivo de leitura ora mencionado. Este último, desenvolve-se com a finalidade de colaborar, partindo das suas múltiplas ações, na construção do processo de ensino-aprendizagem e formação do leitor. Foi nossa pretensão identificar as possíveis diferenças entre a leitura realizada na escola e aquela praticada em outros contextos, bem como, ampliar o diálogo nas diferentes linguagens, numa perspectiva que possibilite transformar o processo educacional dos leitores em formação. Nossas análises e constatações são baseadas em dizeres de grandes autores que discutem essa problemática envolvendo o ato de ler e a consequente formação leitora, entre eles: Maia (2007); Cosson (2014); Sole (1998) Kaufman (1995); Ramos (2011) entre outros que se inserem nesse contexto da necessidade urgente quanto às inovações do trabalho com o texto em sala de aula e fora dela. Para tanto fizemos o uso de um projeto de intervenção, com momentos dialógicos, e ainda, usamos os relatos e depoimentos dos sujeitos envolvidos no processo de intervenção. É uma pesquisa de cunho qualitativo, numa abordagem da pesquisa-ação. Como resultados, tecemos que há uma necessidade urgente quanto às inovações técnico-metodológicas de ensino da leitura nas escolas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "A leitura e a formação de leitores: importância e contribuições para o desenvolvimento social da criança"
    "palavra_chave" => "LEITURA, SALA DE AULA, INTERVENÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_09_2014_14_14_00_idinscrito_260_c54c822e415e79e28a8a4b357bec5a07.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GENISA LIMA DE SOUSA RAULINO"
    "autor_nome_curto" => "GENISA"
    "autor_email" => "genisalima@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de outubro de 2014

Resumo

Neste artigo será apresentado o resultado do projeto de intervenção “Biblioteca Itinerante” realizado na primeira fase do Mestrado Acadêmico em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, a partir da disciplina: Formação do Leitor e Ensino de Literatura. O nosso objetivo é contribuir e ampliar as discussões acerca da leitura no ensino fundamental, refletindo sobre a prática efetivada diariamente em sala de aula, o argumento dos docentes referente à sua ação e sobre a aplicação do projeto interventivo de leitura ora mencionado. Este último, desenvolve-se com a finalidade de colaborar, partindo das suas múltiplas ações, na construção do processo de ensino-aprendizagem e formação do leitor. Foi nossa pretensão identificar as possíveis diferenças entre a leitura realizada na escola e aquela praticada em outros contextos, bem como, ampliar o diálogo nas diferentes linguagens, numa perspectiva que possibilite transformar o processo educacional dos leitores em formação. Nossas análises e constatações são baseadas em dizeres de grandes autores que discutem essa problemática envolvendo o ato de ler e a consequente formação leitora, entre eles: Maia (2007); Cosson (2014); Sole (1998) Kaufman (1995); Ramos (2011) entre outros que se inserem nesse contexto da necessidade urgente quanto às inovações do trabalho com o texto em sala de aula e fora dela. Para tanto fizemos o uso de um projeto de intervenção, com momentos dialógicos, e ainda, usamos os relatos e depoimentos dos sujeitos envolvidos no processo de intervenção. É uma pesquisa de cunho qualitativo, numa abordagem da pesquisa-ação. Como resultados, tecemos que há uma necessidade urgente quanto às inovações técnico-metodológicas de ensino da leitura nas escolas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.