Este artigo desenvolve uma discussão acerca da contribuição da formação inicial para a viabilização da educação intercultural. Nesse sentido, tem como objetivo identificar e compreender quais/como os saberes docentes podem contribuir para a promoção da educação intercultural. A metodologia está ancorada na pesquisa de abordagem qualitativa com estudos teórico-bibliográficos que dialogam com os autores acerca dos desafios de articular a educação e a diversidade de culturas, bem como sobre a formação do professor com enfoque a construção de saberes docentes. As discussões postas aqui pretendem sensibilizar a comunidade acadêmica a (re) pensar a formação de professor, reconhecendo-o enquanto formador de saberes sociais, portanto agente fundamental na construção de uma sociedade multicultural. Conclui-se que as produções nesse campo ainda são limitadas, porém, as inquietações são muitas, por isso, as análises desenvolvidas para a construção deste trabalho sinalizam para a necessidade de estudos que apontem a contribuição da formação inicial para uma prática educativa que promova a interculturalidade, observando quais são os saberes docentes mobilizados em situações de conflito e/ou inter-relação de culturas.