O artigo apresenta um trabalho de pesquisa realizado a partir do estudo sobre literatura como forma de desenvolvimento da aprendizagem da criança, durante o 6º período do Curso de Pedagogia, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN, com o objetivo de apresentar dados de uma pesquisa exploratória e embasamentos teóricos. Com base nos conhecimentos adquiridos no decorrer da disciplina “Literatura e Infância”, a pesquisa realizada teve como referência o Ponto de Leitura da biblioteca Keutre Gláudia da Conceição Soares localizada no município de Água Nova no RN, onde é desenvolvido o projeto “Contágio pela Leitura”, que tem por finalidade formar multiplicadores de leitura, envolvendo como recurso a literatura juntamente com a contação de histórias em espaços escolares e não escolares. As ações desenvolvidas no projeto constituem-se como caminho para desenvolver na criança o gosto pela leitura de forma prazerosa a partir de um trabalho voltado para a formação do leitor. A relevância desta pesquisa constitui-se na possibilidade de buscar estratégias diferenciadas para motivação da prática de leitura, contribuindo assim para a formação de uma sociedade leitora que busque e utilize criticamente as informações disponíveis na sociedade.