A questão da identidade é inelutável à todas as Ciências Humanas na atualidade. Inserido em uma perspectiva de profissionalização do ensino, ênfase na história comparada, este artigo busca refletir acerca da trajetória de escolha profissional de alunos(as)-professores(as) que concluíram o Curso de Pedagogia no PROFORMAÇÃO/CAMEAM/UERN, entre os anos de 1999 a 2006, e alunos(as) que participaram do PIBID/PEDAGOGIA/CAMEAM/UERN (2012/2014). Utilizamos as histórias de vida: memorial de formação e narrativas de vida, respectivamente, como dispositivos de coleta de dados. A perspectiva dialógica de linguagem de Bakhtin (2004; 2013) subsidiou as análises. Acreditando que a escolha pela docência é fator intrínseco da identidade profissional, estando esta sempre em movimento, percebemos que não existe, na realidade investigada, um projeto deliberado em fazer-se professor(a), mas sim que é no exercício profissional que os sujeitos constroem um sentimento de pertença pelo ensino. É no diálogo com o outro, professores práticos e alunos, mediados pelo amor, que os sujeitos constituíram-se educadores.