ESCOLHA PROFISSIONAL E IDENTIDADE DOCENTE: COMO SE TORNAR AQUILO QUE NÃO SE QUER SER?
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8150 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 352 "inscrito_id" => 87 "titulo" => "ESCOLHA PROFISSIONAL E IDENTIDADE DOCENTE: COMO SE TORNAR AQUILO QUE NÃO SE QUER SER?" "resumo" => "A questão da identidade é inelutável à todas as Ciências Humanas na atualidade. Inserido em uma perspectiva de profissionalização do ensino, ênfase na história comparada, este artigo busca refletir acerca da trajetória de escolha profissional de alunos(as)-professores(as) que concluíram o Curso de Pedagogia no PROFORMAÇÃO/CAMEAM/UERN, entre os anos de 1999 a 2006, e alunos(as) que participaram do PIBID/PEDAGOGIA/CAMEAM/UERN (2012/2014). Utilizamos as histórias de vida: memorial de formação e narrativas de vida, respectivamente, como dispositivos de coleta de dados. A perspectiva dialógica de linguagem de Bakhtin (2004; 2013) subsidiou as análises. Acreditando que a escolha pela docência é fator intrínseco da identidade profissional, estando esta sempre em movimento, percebemos que não existe, na realidade investigada, um projeto deliberado em fazer-se professor(a), mas sim que é no exercício profissional que os sujeitos constroem um sentimento de pertença pelo ensino. É no diálogo com o outro, professores práticos e alunos, mediados pelo amor, que os sujeitos constituíram-se educadores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Saberes, Memória e Formação" "palavra_chave" => "ESTRUTURA E AÇÃO, IDENTIDADE DOCENTE, PROCESSO DE ESCOLHA PROFISSIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_29_09_2014_23_53_47_idinscrito_87_4af29cce931b6214688cdebfd1122f64.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JHONNYS FERREIRA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "JHONNYS" "autor_email" => "lord.jhonnys@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8150 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 352 "inscrito_id" => 87 "titulo" => "ESCOLHA PROFISSIONAL E IDENTIDADE DOCENTE: COMO SE TORNAR AQUILO QUE NÃO SE QUER SER?" "resumo" => "A questão da identidade é inelutável à todas as Ciências Humanas na atualidade. Inserido em uma perspectiva de profissionalização do ensino, ênfase na história comparada, este artigo busca refletir acerca da trajetória de escolha profissional de alunos(as)-professores(as) que concluíram o Curso de Pedagogia no PROFORMAÇÃO/CAMEAM/UERN, entre os anos de 1999 a 2006, e alunos(as) que participaram do PIBID/PEDAGOGIA/CAMEAM/UERN (2012/2014). Utilizamos as histórias de vida: memorial de formação e narrativas de vida, respectivamente, como dispositivos de coleta de dados. A perspectiva dialógica de linguagem de Bakhtin (2004; 2013) subsidiou as análises. Acreditando que a escolha pela docência é fator intrínseco da identidade profissional, estando esta sempre em movimento, percebemos que não existe, na realidade investigada, um projeto deliberado em fazer-se professor(a), mas sim que é no exercício profissional que os sujeitos constroem um sentimento de pertença pelo ensino. É no diálogo com o outro, professores práticos e alunos, mediados pelo amor, que os sujeitos constituíram-se educadores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Saberes, Memória e Formação" "palavra_chave" => "ESTRUTURA E AÇÃO, IDENTIDADE DOCENTE, PROCESSO DE ESCOLHA PROFISSIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_29_09_2014_23_53_47_idinscrito_87_4af29cce931b6214688cdebfd1122f64.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JHONNYS FERREIRA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "JHONNYS" "autor_email" => "lord.jhonnys@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }